Quando montar a Árvore de Natal?

Quanta correria no fim do ano!  Tanto que, mesmo sem trabalhar um dia (ontem), eu não consegui colocar todas aquelas pendências do ano inteiro em dia.  Ainda sobrou (muita) coisa para fazer hoje.  E é no meio desse corre-corre que eu vou tentar divagar sobre a data para montagem da árvore de natal.

Antigamente, eu lembro que o comércio em geral – especialmente os famigerados shopping centers – só se enfeitavam para o natal em dezembro.  Com o tempo, e com a fome de consumo crescente dos últimos vinte anos (parece que houve uma mutação genética nos seres humanos nesse período e as mulheres desenvolveram um hormônio capaz de provocar consumodependência), cada vez mais cedo vemos as guirlandas e as luzes de natal por aí.  Este ano, em outubro já dava para ver os enfeites.

Eu aprendi com a minha avó que a árvore se monta no dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e se desmonta no Dia de Reis (6 de janeiro).  Mas ela montava a árvore dela em 20 de novembro e desmontava em 20 de janeiro – e nunca me explicou a razão disso, nem da escolha dessas datas.  Ao meu ver, são aleatórias.

Depois de um tempo, passei a questionar a data da montagem da árvore, embora sempre concordasse com a da desmontagem.  A desmontagem coincidia com a festa da Epifania do Senhor (vulgarmente chamada de Dia de Reis), última comemoração natalina do calendário litúrgico católico.  Mas a montagem não coincidia com nada, já que a festa da Imaculada Conceição de Maria é uma baita exceção no tempo de Advento (as cinco semanas que antecedem o Natal).  Aliás, essa comemoração tinha que se dar nove meses antes do Natal…  Passei a acreditar que o mais correto seria que os preparativos de Natal fossem montados no primeiro domingo do Advento (quarto domingo antes do Natal) ou logo após a festa de Cristo Rei (quinto domingo antes do Natal), festa que encerra o calendário litúrgico.

Nos últimos dois anos, o padre da minha paróquia de uma idéia legal: preparar a árvore aos poucos, a partir do início do tempo do Advento.  Segundo ele, essa progressão rumo à montagem completa da árvore (e dos preparativos de Natal em geral) indicaria também uma preparação espiritual gradativa para a chegada do Natal.  Interessante a idéia, principalmente para fazer com as crianças.  Imagine: a cada domingo, os pais se reunindo com os filhos em torno de um propósito: gastar meia horinha para colocar mais uns adereços pela casa.  Diversão pura em família!

Mas eu não tenho filhos nem tempo para isso e, assim, só montei a minha Árvore de Natal ontem – e já imaginando quanto tempo levará para desmontá-la.  Essa era uma das milhares de coisas que tinham que ser feitas na minha casa e estavam pendentes.  E ainda há outras tantas para fazer, como enfeitar a árvore.  Isso mesmo: ela só está montada e com as luzes.  Não há uma bolinha nela, nem um enfeite sequer (não os achei).  E olhe lá!

9 comentários sobre “Quando montar a Árvore de Natal?

  1. Super interessante o post! Eu sempre soube o dia de desmontar a árvore, mas nunca soube quando ela deveria ser montada. Agora já sei e achei super legal a sugestão do padre, é um ótimo momento para juntar todos e construir algo em conjunto!

    beijão e um feliz Natal!

    Feliz Natal para vc também. Sobre o post, bem: os blogs servem para isso também – divulgar cultura inútil, ajudando a torná-la útil! E as boas idéias têm que ser compartilhadas, né?

  2. Cansei de montar dia 23 a às vezes desmontar em fevereiro. Aqui dá uma preguiça enorme.
    Quando eu era criança, era um verdadeiro ritual.Agora é mais uma coisa q eu tenho que lembrar de fazer.

    Exatamente como eu penso… Mas achoque a idéia do padre vai vingar quando a família crescer.

  3. Amei as fotos das orquídeas! Ainda não tive tempo de visitar seu flickr, mas sempre vejo as q vc coloca aqui.Às vezes falta tempo pra comentar, mas q bom q vc está sempre alterando as fotos.
    E q tal um post sobre planos pra 2009???

    Ok. Tá registrada a sugestão. Vou ver se preparo algo nesse sentido.

  4. A gente sempre seguiu as datas, mesmo não sendo católicos. O sincretismo ajuda nessas horas, e família grande também tem vantagens. Montar árvore é meu ritual favorito, e desmontá-la é a comprovação de que um ano realmente acabou e outro começou. Na verdade, quando eu era criança, lembro que desmontar a árvore significava que eu ainda teria pelo menos um mês de férias. Bons tempos…

    Nem fala nesses tempos… Sinto saudades dessas férias longas. Mas nunca gostei de desmontar a árvore de natal.

  5. Estava pensando nisso. Já montamos a árvore aqui e casa e as meninas adoraram. Comprei uma árvore nova de 2,10m. Estou fazendo isso de enfeitar devagar mas é com a casa. Estou tirando os enfeites para casa aos poucos.

    Parabéns! Vou tentar a iniciativa este ano também.

  6. Depois de procrastinar por uma semana, montei minha árvore ontem (que não era dia de nada), para a alegria do João Guilherme, que ficou gritando “ár-vo-re!” o tempo todo. Minha ideia era montar no dia de N. S. das Graças, mas deixei passar. Eu sempre a desmontei no Dia de Reis, mas nunca soube direito quando montá-la. Com esse post, meus problemas acabaram! 8)

    Eu vou começar neste fim de semana, provavelmente.

Você quer comentar? Clique aqui!

