Como chegar em Brugge?

Basta olhar a tábua de horários
Basta olhar a tábua de horários

Para ir de Bruxelas para Brugge ou para voltar de lá, há dois trens por hora.  Descobrir o horário do trem é a coisa mais fácil que há: basta olhar uma das muitas tabelas de horários disponíveis nas estações da capital belga ou clicar aqui.  Em junho, quando estive lá, porém, alguns trechos da ferrovia estavam em obras de expansão e os trens estavam operando com atraso significativo – algo muito fora do comum para o padrão europeu, sempre extremamente pontual.

Não há trens de alta velocidade, só trens locais.  Isso não é nenhum demérito para o trem: pelo contrário, devagarzinho (a uns cem por hora ou mais, talvez), dá para curtir a paisagem.  Por dentro, é tudo tão confortável quanto qualquer outro trem europeu – logicamente, muito mais confortável que qualquer avião.

Brussels Züid
Brussels Züid

Ao comprar a passagem, ela é de Bruxelas Züid (Sul) a Brugge.  Mas o trem não tem sua viagem iniciada em Züid, mas antes disso, em outro lugar que eu não consegui descobrir qual é.  Fato é que é possível pegá-lo na estação central (chamada Brussels Centraal) ou na estação Norte (Nord).  Basta calcular ver na tábua de horários quando aquele trem passa por essas estações, normalmente um ou dois minutos antes para a estação central e mais um ou dois minutos para a estação norte.

Isso porque o trem sai de Bruxelas na direção sul, e não na direção norte, ao contrário do que indica a lógica, já que Brugge fica a noroeste de Bruxelas.  Por isso vale a dica (que eu não sabia): ao entrar no trem em Bruxelas, sente do lado onde está batendo o sol, porque em menos de cinco minutos após deixar Bruxelas Züid, o sol baterá do outro lado – e assim permanecerá até o fim da viagem.

É simples assim.  Mas para quem só pretende passar um dia em Brugge, como eu fiz, a volta no fim do dia pode ser um problema.  Para ir a Brugge, as pessoas vão ao longo dos vários trens matinais.  Para voltar, elas embarcam todas praticamente juntas após o horário de fechamento de quase todas as lojas e atrações da cidade – no verão, 19h.  Aí vale a pena comprar o bilhete de primeira classe: um pouco mais caro (pouco mesmo), mas mais confortável (se é que é possível) e sempre com lugares disponíveis.  Uma beleza!

27 comentários sobre “Como chegar em Brugge?

  1. oi …
    quanto tempo dura a viagem ?
    e

    O tempo programado de duração da viagem é de cerca de 60 minutos mas, quando eu fui, as ferrovias estavam em obras e ocorriam atrasos. A minha viagem de ida demorou uns 85 minutos e a de volta um pouco mais (o trem saiu atrasado pra caramba). Mais informações no site da Rail Europe.

  2. oi, tenho apenas 5 min para desembarcar em bruxellas(vindo de Paris) e pegar o trem para Brugge. Pode me dar uma dica para não perder esse trem?

    Não ignore que muito provavelmente você perderá o trem. Os horários previstos para chegada de voos não levam em conta que o avião tem que taxiar na pista, a devolução das malas… Fora isso, é só estudar o mapa do aeroporto, disponível na internet, e ver o caminho a percorrer até a estação de trem. Cuidado para não errar a plataforma de embarque.

  3. Cara, é simples pegar este trem (ida e volta) sem reservar nem nada, na estação Central de Brussels e lá em Bruges?

    Aguardo e agradeço a atenção!

    Não é necessário reserva para pegar esse trem. Quando ele está cheio, algumas pessoas viajam sentadas nos degraus da porta ou no fundo do vagão, de pé mesmo. Basta ter o ticket válido e entrar nele enquanto ele ainda está parado na estação, de portas abertas. Sugiro, porém, confirmar a informação junto à operadora Carlson Wagonlit, que administra todos os trens da Europa.

  4. Gostaria de saber, o preço da passagem de Bruxelas para Bruges, e se vc tbm sabe o preço de Bruges para Amsterdam..(trem)

    Obrigado

    O preço das passagens varia de acordo com a lotação do trem, a procura, a época do ano, o horário… Sugiro procurar o preço do trecho que você quer (data, horário e preço) no site oficial.

  5. Olá, estou indo a Bruxelas no sábado e volto na segunda de manha bem cedo, seria melhor eu ir pra Brugges antes de conhecer Bruxelas? E outra, tem estação dentro do aeroporto? Se poder me dar dicas de qual melhor local pra ficar num hostel em Bruxelas.

    Muito obrigada!

    Alessandra, boa viagem!
    Eu conheceria Bruxelas antes de Brugges. Com tão pouco tempo, talvez nem tentasse conhecer Brugges.
    Há estação de trem no aeroporto, que liga diretamente na estação central de Bruxelas. Use o trem no translado, nem pense em outra opção. Eu fiquei num hostel razoável de excelente localização – o Hotel The Moon. Mais dúvidas? Clique aqui ou escreva de novo.

  6. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Irei a Paris em janeiro e tirei 1 dia para ir a Bruges, sei que o TGV para em Bruxelas Midi para fazer a conexão para bruges, queria saber se nessa parada eu posso sair da estação em bruxelas para conhecer a praça principal e depois voltar para pegar o trem para bruges. Obrigado desde já

  7. Olá… Vou para Bruxelas dia 8 de fevereiro e pretendo ir a bruges mas não encontro muitas informações de transporte.. Chego em Bruxelas a 1 e meia da tarde e queriamos ja ir para Brugges aproveitar a tarde e a noite daquela cidade e pela manhã do dia 9 vir para Bruxelas onde fico até o meio dia do dia 10 e depois vou para Amsterdam. Tem trem direto do aeroporto de Bruxelas para Brugge??

    Sabe me dizer como me informo dos horários e valores?

    Grata
    Naiara

    Tem trem direto sim, demora uma hora mais ou menos a viagem.
    Valores e horários você pode ver no Rail Europe.
    Seu cronograma é bem apertado… Eu optaria por uma cidade ou outra nessa viagem. Você vai acabar não vendo nada nas duas, em ver de ver algo em cada uma delas.

  8. Como assim “algumas pessoas viajam sentadas nos degraus da porta ou no fundo do vagão, de pé mesmo”… Meu Deus, e quem viaja com malas, como é que é?? Outra coisa, chegando em Bruges à noite, é tranquilo para sair a pé com as bagagens até o Hotel?

    Tranquilo em que sentido? Assalto? Se for, o perigo tende a zero. Aquilo não é só Europa, é o subúrbio da Zona Sul da Europa!!! Mas se o seu medo é tomar um tombo descendo da calçada, aí o perigo sobe bastante. Mas nada que valha a pena fazer um seguro.
    E essa aglomeração toda só acontece nos horários de pico. Não tome isso como regra.

  9. Olá,

    Gostaria de saber +- o valor da passagem de trem que você pagou para ir a Brugge.
    Estava vendo no site que indicasse e, para Maio, está 27 euros somente ida.
    Desculpa mas, não sei se verifiquei corretamente.
    Pode me dar uma “luz”?

    Outra questão é se não existe outro meio de ir até lá (bus, etc).

    Grata

    Comprar passagens em cima da hora custa caro sim. Faz tempo que eu escrevi este post e, por isso, não lembro do preço que paguei exatamente.
    Desconheço a opção de ir de ônibus, mas acredito ser muito difícil que essa opção não exista. Basta perguntar no escritório do de informações turísticas de Bruxelas.

  10. Leandro, eu e meu neto iremos a Paris em julho e pretendemos ir a Brugge, mas estávamos indecisos ,agora depois de ver o teu roteiro resolvemos ir. Entretanto gotaria de saber se dá para fazer em um só dia. Se há necessidade de passar a noite lá em Bru. Queria saber se conhecestes algum hotel com preços baixos?

    Grata Nelly

    Espero que me respondas, por favor.

    Nelly, suas dúvidas estão respondidas no seu outro comentário. Eu não vi necessidade de passar a noite lá, mas conheço diversas pessoas que passaram e adoraram. Se o seu tempo é curto, melhor otimizá-lo em outro lugar.

  11. Oi eu de novo. Voltei pq adorei seu blog :)

    Bruges me lembra 3 coisas: um patrimônio arquitetônico q só perde pra Paris, o porre homérico q eu e meu marido tomamos na única balada da cidade ( descobriram q eramos brasileiros e nos deram bebida de graça…haha) e do hotel q ficamos onde um cachoro enorme era o recepcionista(!!!).
    Explico: o cão ficava ao lado do balcão e só quando entrava um hóspede no hotel q o bicho latia avisando q tinha gente. Só ai q vinha o velhinho q atendia o freguês, era hilário.
    Passamos 3 dias e foi ótimo, acho q os brasileiros subestimam a Bélgica como destino turístico. Eu particulamente curti bastante.

    Abraços
    Fernanda ( maranhense q comenta serenamente…rsrsrs)

    Oi, Fernanda, que bom que você voltou.
    Realmente incrível essa sua história do cachorro. Deu vontade de voltar lá só para conhecê-lo. Sei de um monte de gente que vai adorar essa história. Você lembra o nome do hotel?
    Sobre subestimar a Bélgica, aconteceu o mesmo com a minha esposa: ela achava uma perda de tempo ir à Bélgica antes de ir. Hoje, não vê a hora de voltar.

    1. Putz Leandro, agora tu me apertou sem me abraçar. É q isso foi na minha lua de mel ( já tem uns 4 anos) e sinceramente não lembro o nome do hotel. Aliás não era exatamente um hoteeel, tava mais pra uma hospedaria pequena, mas muito agradável. Só lembro q ficava numa ruela mais afastada, mais pra perto do portão St. Croix do q do centro turístico ( ajudei muito né :P )
      Lembro tb q um apenas mês antes, tinha rolado as filmagens de In Bruges lá e não me perdoei por não ter visto Colin Farrel ao vivo…hahaha
      Ah e uma dica final: se vc puder fugir daquele poha q é o museu do chocolate de lá, FAÇA! Pior pega turista q eu já vi.
      Abraços

      Não é de bom tom deixar as pessoas com água na boca. Esquecer o nome do hotel é muito cruel da sua parte.

  12. Hahahahah… sorry, é q eu esqueci mesmo. Essa viagem foi esquema mochilão ( apesar de ser nossa lua de mel..rsrs). A maioria dos destinos o lance foi na base do bed and breakfast. Meu marido mostrava as casas e pensões q encontrava na net e eu só dava o ok final. :)

    Maior vacilo, mesmo assim…

  13. oiiiiii
    tudo bom?
    Então gostaria de uma ajudinha, saio de Bruges em um sábado de manhã e vou para Amsterdam como posso fazer ( ir de trem até Bruxelas, depois outro trem até Amsterdam) vi também que são várias estações em Bruxelas, preciso de suas dicas preciosas. (pode ser de trem de velocidade)

    Adriana, seja bem vinda e volte sempre.
    Quando eu fiz essa viagem, ainda não havia trens de alta velocidade ligando Bruxelas a Amsterdã. Hoje em dia é o inverso: só há trens de alta velocidade (Thalys) nesse trecho. Mas você não precisa ir a Bruxelas para fazer a conexão. A conexão é feita em Antuérpia (onde há apenas uma estação de trem que, por sinal, é uma atração turística imperdível), o que diminui o tempo da viagem. Essa viagem, com conexão e tudo, demora cerca de 2h40m. Em Bruxelas, as conexões com trens de alta velocidade são feitas em Brussels Midi.

  14. Olá. Poderia dar-me uma ajuda? Estarei indo para Bélgica em Junho de 2012 e ficarei lá por 3 dias e depois mais 4 na Holanda.
    Poderia indicar um roteiro. Devo começar pela Bélgica(Bruxelas) ? Dá para fazer bate e volta nestes 3 dias para Antuérpia, Gent e Bruges e dormir só em Bruxelas?
    Quanto a Holanda ficarei 4 dias, alguma dica?
    Grande abraço e agradeço antecipado

    Olá, Adalberto, seja bem vindo.
    A sua programação é muito parecida com a que eu fiz nessa viagem: era junho, fiquei três dias em Bruxelas (um deles tirei para ir a Brugges) e três dias em Amsterdã. Acho que um quarto dia em Amsterdã seria um pouco tedioso. De repente, vale a pena pegar um desses dias para fazer um bate-volta a partir de lá ou de Bruxelas (se você ficar 4 dias em Bruxelas e 3 dias em Amsterdã). Minhas dicas estão todas descritas nos posts sobre essas duas cidades. Não tenho muito a acrescentar não. Leia todos eles e boa viagem!
    PS. Montar roteiros para pessoas que não conheço não é das minhas tarefas prediletas. Nem todos têm as mesmas preferências turísticas e eu confesso que meu gosto turístico é bastante particularizado. Apenas se inspire nas minhas opiniões, não as siga à risca.

    1. Muitissimo obrigado.
      Minha idéia e de minha mulher é começar o roteiro por Bruxelas e seguir para Antuérpia,Gent e Bruges. Dá para bate e volta de Bruxelas? Aqui pretendemos ficar 3 dias. Na Holanda pretendemos ir a Amsterdâ,Haarlem<leidem,Haia,Delft,Roterdâ e Ultrecht. Vale a pena conhecer Alkmaar,Volendam e Paleis Het Loo? Teremos 4 dias para fazer toda Holanda. Mesma pergunta, Dá para fazer bate e volta só de Amsterdã e dormirmos só lá? Grande abraço.

      Os bate-voltas da Bélgica você consegue fazer sim. Essas cidades são razoavelmente pequenas, bem servidas de trens e, apertando um pouco, você consegue fazer Bruxelas em um único dia. Agora essa programação da Holanda está meio puxada…

  15. Olá, estava planejando apenas visitar PARIS e Amsterdam, mas resolvi passar em brugge, então resolvi comprar passagem Paris-Bruxelas e de bruxelas ir até brugge para no fim da tarde voltar a bruxelas e ir em direção a amsterdam (ou seja só passaria o dia na bélgica). Sabes informar se na estação de bruxelas tem algum armário que possa ser locado para deixar as malas durante o dia para que eu não tenha que carrega-la comigo? muito obrigado

    Não usei esse serviço em Bruxelas, por isso não sei lhe afirmar com precisão.
    Contudo, creio que toda estação de trem que se preze tenha o serviço disponível. Eu sequer me preocuparia com isso.

  16. Leandro, boa tarde!
    Meu esposo e eu iremos passar 04 dias em Bruxelas e gostaríamos de ir em Brugges. É viável irmos de manhã e retornarmos no final da tarde no trem? Para pegar o trem é na estação central de Bruxelas e a mesma em que desembarcaremos à noite? Obrigada! Parabéns pelo seu blog!

    Claro que dá! Eu mesmo fiz isso.
    Alguns trens partem de Bruxelas Midi e outros de Bruxelas Nord. Depende do horário.
    A mesma coisa para a volta. Confira direitinho o seu bilhete.

  17. Olá, irei de Bruxelas para Bruges de trem. Comprei a passagem na segunda classe. Estarei com duas malas, uma minha e uma do meu marido, já que ficarei 18 dias pela Europa. Gostaria de saber se esse trem, tem espaço para as malas, entre os vagões ou em cima das poltronas, etc. Pois já andei nos trens que vão de Londres a Paris e Paris Amsterda e não tive problemas com as malas. Grata

    Carla, todos os trens que eu já andei na Europa possuem esse espaço, inclusive o que eu peguei para Brugge. Não é um trem urbano, é um trem de viagens locais.

  18. Olá!!!Somos um grupo de seis pessoas, completamente desorientados, saindo de Paris, agora em novembro de 2012, em direção a Brugge.Sabemos q paramos em Bruxellas por volta das 14 h. Estou com dúvidas quanto o transporte de Bruxellas para Bugges.Vc disse q tinham 2 horário por hora?Saindo da mesma estação que o Thalys vem de Paris?Estamos com receio dessa troca de trem ,por n conseguirmos nenhuma informação de onde comprar esse segundo trecho e se tem essa variedade de horários mesmo?Como me informo?EnGGtrei na Raileurope e n achei.Obrigada!!!!Gina

  19. Parabéns este blog é muito esclarecedor, simples , direto e objetivo tudo que eu precisava valeu….

    Seja bem vindo e volte sempre, Ricardo.
    Gostou? Compartilhe com os amigos.

  20. Boa tarde, peguei algumas dicas boas aqui, mas tenho algumas duvidas… quero ir de paris a brugge fazendo a baldeação em bruxelas-midi, comprando pelo site da voyage.sncf este trajeto, quando descer em bruxelas não precisarei comprar a passagem de trem para bruge, certo??! ou é melhor comprar os dois separados, comprando paris-bruxelas no site thalys.com e bruxelas-bruge no voyage.sncf.
    o que me diz???

    Caro Paschoal, vamos por partes.
    1. Se você entra no site “www.voyage-sncf.com” e informa ser nativo da América, você é automaticamente redirecionado para o site internacional da Raileurope. Então, é melhor começar logo por lá.
    2. Se você compra o trecho Paris-Bruges, significa que você comprou o serviço de transporte que vai tirar você de Paris e conduzi-lo até Bruges. Portanto, todos os bilhetes necessários estão incluídos no preço. Neste caso, o trecho Paris/Gare du Nord a Bruxelles/Midi e também o trecho Bruxelles/Midi a Bruges.
    3. Você pode comprar separado? Pode. Isso normalmente permite um pouso maior em Bruxelas, se for de seu interesse. As passagens com conexão têm sempre as conexões mais apertadas possíveis (às vezes, dois minutos apenas, o que não dá nem para achar a plataforma do próximo trem, que dirá ir ao banheiro).
    4. Qualquer outra dúvida, pode escrever.

Você quer comentar? Clique aqui!

