NYC: Estátua da Liberdade

Lady Liberty
Lady Liberty

Não preciso gastar muito os meus dedos no teclado para escrever que a Estátua da Liberdade é o principal atrativo turístico de Nova Iorque (embora eu entenda que o Central Park representa melhor o jeito novaiorquino de ser).  Ir a Nova Iorque e não conhecer a Estátua da Liberdade é como ir a Roma e não ver a Basílica de São Pedro, ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor, ir a Paris e não ver a Torre Eiffel, ir a São Francisco e não ver a Golden Gate, ir a Pisa e não ver a torre inclinada do campanário…  Enfim: é passeio obrigatório!

Por isso, decidi dar destaque especial a ela: Lady Liberty, como os americanos a chamam carinhosamente, mereceu um post especial, dedicado exclusivamente à sua visita.  E, como Ellis Island faz parte do pacote, veio junto também.

Barca da Statue Cruise chegando na Liberty Island
Barca da Statue Cruise chegando na Liberty Island

A primeira coisa que você precisa saber é que Lady Liberty mora numa ilha.  Só é possível visitá-la de barco.  Mas não pense em pegar o seu barquinho e ir para lá.  Por isso, a segunda coisa que você precisa saber é que só existe uma empresa que leva você lá: a Statue Cruises.  A terceira coisa que você precisa saber é que há outra ilha perto, chamada Ellis Island, que você também tem que visitar – a tal empresa que faz o transporte de barco até a ilha de Lady Liberty leva você obrigatoriamente a Ellis Island, sem acréscimo de custo.  Saindo de Manhattan, a barca da Statue Cruises para (lembre-se que esse “para” é do verbo parar e tinha acento até pouco tempo, senão a frase não faz nenhum sentido) na Liberty Island (nome da ilha onde mora Lady Liberty), na Ellis Island e depois retorna a Manhattan.  Saindo de Nova Jérsei, o trajeto, igualmente circular, é o inverso.

O ingresso pode ser comprado pela internet, no site da Statue Cruises ou dentro do Castle Clinton, no Battery Park.  Comprando pela internet, você tem que resgatar o ticket no Castle Clinton.  A diferença é só o tamanho da fila – que você pode evitar, tanto num caso quanto no outro, se chegar cedo.  Aliás, para variar, chegar cedo em qualquer lugar em Manhattan é garantia de poupar tempo!

Estação Bowling Green
Estação Bowling Green

A estação de metrô mais perto de Castle Clinton é Bowling Green, mas South Ferry não é má opção – anda-se muito pouco mais.  Chegando em Castle Clinton pelo menos vinte minutos (o ideal é meia hora) antes do horário da primeira barca, compre os ingressos e vá direto para o ponto de embarque.  É fácil localizá-lo: uma enorme tenda branca, com currais (aquelas filas em zigue-zague bem organizadas) e vários fiscais e policiais na entrada, exatamente entre Castle Clinton e o rio Hudson.  Dentro da tenda branca, há detector de metais e raio-x para as mochilas, bolsas, sapatos…  Como se você estivesse embarcando em um avião.

Uma vez na barca, resista à tentação de subir ao deck superior e tirar fotos.  Fique o mais próximo possível da porta de entrada.  Não é porque a barca pode afundar e você será o primeiro a sair: é porque em Liberty Island, há outro ponto de checagem de malas e pessoas, mais sinistro ainda que o primeiro.  Por isso, assim que a barca parar em Liberty Island, vá correndo, sem parar para pestanejar ou tirar fotos, até o segundo ponto de checagem, no calcanhar da estátua.  Novamente, uma grande tenda branca com policiais na porta marca o lugar.

A tenda e a enorme fila
A tenda e a enorme fila

A fila começa fora da tenda (você fica sujeito às condições climáticas – chuva, vento, frio, calor, sol) e continua lá dentro.  Não é possível levar volumes (mochilas, bolsas grandes, sacolas, comida ou bebida) para dentro da estátua (sim, você pode visitá-la por dentro!).  Por isso, dentro da tenda, também há armários para guardar os volumes automáticos (acho que custava um dólar para duas horas, o suficiente para a visita).

Se você tiver chegado cedo, embarcado a primeira barca do dia, ficado na porta da barca, e ido correndo para a fila da tenda, será um dos primeiros da fila e perderá míseros dez ou quinze minutos para conhecer a estátua.  Mas se você, como eu, tiver pego a primeira barca, subido para o deck superior para bater fotos, tiver caminhado tranquilamente para a fila após desembarcar, perderá mais de uma hora na fila.  E a tendência da fila é crescer e se tornar mais demorada.  E não há prioridade nessa fila: idosos, gestantes e crianças ficam nela também!

Duas dicas importantes que eu ia esquecendo: (a) mantenha seu ticket o tempo todo em mãos, pois ele será solicitado várias vezes; (b) na dúvida, deposite sua bolsa no locker pois, se o segurança implicar com alguma bolsa sua, você perderá o lugar na fila e terá que entrar lá atrás novamente.  Um casal italiano, na minha frente, experimentou esse desgosto e, quando eu saí da estátua, eles ainda estavam na fila, pela segunda vez.  Logicamente, a mulher reclamava horrores do cara.  Não é preciso entender língua nenhuma para compreender o que ela estava dizendo para ele.

O segundo posto de checagem não é um simples posto de checagem: ali, o visitante é completamente escaneado, em enormes aparelhos que soltam até jatos de vento para reduzir o espaço entre a roupa e o corpo da pessoa.  Qualquer coisa que possa remotamente ser considerada suspeita é retida ali: tesouras e lixas de unha, guarda-chuvas…  Ali a tolerância é menos que zero!  Nenhum segurança sorri um segundo sequer.

Interior da Estátua da Liberdade
Interior da Estátua da Liberdade

Depois de devidamente escaneado, você poderá entrar na base da estátua.  Ali há um museu sobre a sua construção e objetos relacionados a ela.  Interessante e rápido.  Não muito interessante.  A visita segue até o pé da estátua, com uma subida de 168 degraus (o elevador, desde a minha visita, ao menos, está com defeito).  Duvido que seja somente um defeito.  Quando chegar ao topo do pedestal, abuse de bater fotos de Manhattan.  Desça calmamente, tirando muitas fotos.

A visita termina ao lado da tenda branca onde você foi escaneado.  Pegue sua mochila, dê uma volta, bata mais fotos e aproveite a lojinha – também dentro da tenda branca – que vende várias lembranças estilo “pega-turista” irresistíveis!  Volte para pegar a barca com destino a Ellis Island e, agora sim, dirija-se ao deck superior, para tirar fotos da estátua e de Manhattan.

Ellis Island
Ellis Island

Em Ellis Island não há revista ou ponto de checagem.  A visita é mais relaxada, calma, sem roteiro predefinido.  E ali há um bom restaurante para almoçar, com cadeiras do lado de fora e vista para o rio Hudson, em ponto onde é possível ver a estátua e Manhattan ao mesmo tempo.  Uma delícia!  A visita é interessante mas não tão empolgante quanto a da estátua – apesar de ali haver mais coisas para ver e fazer do que na estátua em si.  Na volta de Ellis Island para Manhattan, vá novamente no deck superior, tirando mais fotos.

Estátua da Liberdade
Estátua da Liberdade

Dicas finais: há barcas a cada vinte minutos saindo de Manhattan e de Nova Jérsei.  Preste atenção na barca que você vai pegar em Ellis Island ou Liberty Island, para não pegar a barca errada (quando for para a outra ilha ou para a margem do rio Hudson que você preferir).  Se você não deseja visitar a estátua, mas apenas vê-la do rio, há uma barca que vai de Manhattan (South Ferry) até Staten Island de graça e passa em frente a Liberty Island.  Para subir a estátua por dentro e visitar a coroa, é necessário agendar a visita com antecedência, comprando o ticket especial – no próprio site da Statue Cruises.  O agendamento inclui a hora da visita e não admite atrasos, mas modifica a rotina da visita: ao desembarcar em Liberty Island, deve-se entrar num pequeno prédio que há perto da doca para pegar o passe de acesso à coroa.  Com ele em mãos, o visitante vai à tenda e não enfrenta a fila para ser escaneado – mas é escaneado mesmo assim.

13 Comments

  1. Leandro, as revistas de turismo estão te perdendo…

    Azar o delas! Elas poderiam estar me mandando viajar pelo mundo todo para escrever essas coisas para elas ganharem dinheiro, mas…

  2. Leandro !!!!!!!
    adorei sua explicação…me tirou mil dúvidas…agora sim eu entendi como funciona todo o esquema.

    Então depois de viajar para lá, volte aqui para contar o que viu e se alguma coisa mudou desde então.

  3. Querido Leandro adoro seu blog , mas afinal , o passeio dentro da estatuua vale a pena?!
    Dá pra tirar as famooooooosas fotos com a estatua de fundo sem pagar?

    Acho que vale a pena sim, mas conheço gente que acha que não vale.
    Para fazer um passeio sem pagar, pegue a barca para Staten Island. A barca passa em frente à Liberty Island.

  4. Ola, gostaria de saber como chego a estação que dá acesso a Estatua da Liberdade, e fiquei na dúvida dessas duas opçoes de chegar na Estatua?

    Oi, Marina, seja bem vinda e volte sempre!
    Para chegar nas estações de metrô, o melhor a fazer e consultar o mapa do metrô. Como eu disse, a melhor estação é Bowling Green, a mais próxima do Castle Clinton. South Ferry fica um pouquinho mais afastado e, dependendo da linha, pode ser mais interessante. De resto, para chegar na estátua, só de barco.

  5. Obrigada Leandro, estou viajando agora em Maio Para New York. Seu post foi muito esclarecedor. Valeu!

    Maria, só um instante: a estátua está fechada para reformas desde outubro/2011.

  6. Olá Leandro!! A que horas sai a primeira barca para Liberty Island? Obrigado pelas preciosas informações.

    De nada!
    A primeira barca parte às 8h, tanto de Nova Jérsei quanto de Nova Iorque sendo que, de Nova Jérsei, ela para primeiro em Ellis Island para depois seguir para Liberty Island.
    Volte sempre!

  7. Olá Leandro! Agora é pra valer! Estamos indo dia 10/05 próximo para NY e ficaremos até 10/05. Vc sabe me dizer se a Estátua da liuberdade ainda está fechada para visitações? Podemos desembarcar na ilha neste caso? Obrigado!

    Até onde sei, a visita à Liberty Island só será possível a partir da reinauguração da estátua, programada para a emblemática data de 4 de julho de 2013. Há um tour que vai ao atracadouro da Liberty Island, nada mais que isso, ao que pude constatar olhando o site oficial do passeio, por ocasião do seu comentário. Nem mesmo Ellis Island é possível visitar até a reinauguração.

  8. Leandro, o ticket da Statue Cruises inclui o transporte nos barcos ou são ingressos separados?

    Sim, está tudo incluído no preço.

  9. Olá Leandro,
    Vou para Dublin em fevereiro, mas farei conexão de 15 horas em NY, gostaria de visitar a estátua da liberdade, mas minha dúvida é se é proibido levar a mochila na ilha ou somente ao entrar na estátua? Os guarda volumes são seguros? Afinal terei coisas importantes e de valores na mochila.
    Obrigada!

    Você pode ir de mochila para Liberty Island, mas deve deixá-la no locker de Liberty Island antes de visitar a estátua. Desconheço casos de furto nesses lockers, mas você deve ter em mente que a administração da ilha não se responsabiliza por nada (e não adianta chorar, porque não se responsabiliza mesmo). Só não se esqueça que eu estive lá antes da ilha fechar para reforma. Pode ser que alguma coisa tenha mudado desde então.

  10. Leandro, irei para Nova York em Maio/2015 e estou querendo visitar a coroa da Estátua da Liberdade. Minha dúvida é a seguinte: O horário comprado no ticket (por exemplo: 11:00 hs), é a hora que eu pego o barco ou é a hora que tenho que estar na ilha pra subir coroa?, Acredito que seja a hora de estar na ilha, mas poderia me responder por favor? Outra coisa, irei sozinho, dá pra ir de boa? Encontrar o lugar, pegar a fila certa?
    Desde já agradeço…

    Vinícius

    O horário do bilhete é o horário que você deve estar lá em Liberty Island. Programe-se para pegar a barca em Castle Clinton uma hora antes do horário marcado. Qualquer idiota acha o lugar certo, tanto de embarcar quanto de visitar a estátua – não se preocupe.

Você quer comentar? Clique aqui!