Suco de caju da fruta

Não bebo refrigerantes.  Odeio bebidas gaseificadas, da água mineral gasosa ao refrigerante.  Causam uma sensação de inchaço desconfortável.  Prefiro os sucos.  É uma das grandes virtudes do nordeste do Brasil e do Rio de Janeiro: sempre há bons sucos para servir.  Bendita geração saúde!

É difícil chegar em um restaurante, sentar, ver o garçom se aproximar e perguntar se eu desejo algo para beber.  A resposta é sempre a mesma: “o que você tem sem álcool e sem gás“?  Eles nunca respondem de primeira. Têm que repetir o que eu falei em voz baixa, parar, refletir e, enfim, responder: “têm água e tem suco!

Muitas vezes eu pergunto se tem chá gelado também.  Sou um consumidor ávido de chá gelado, de limão.  Odeio de pêssego.  Mas suspeito que eu seja o único que goste, porque sempre tem o de pêssego e raramente tem o de limão.  Ou o contrário: todos gostam e, por isso, o de limão acaba mais rápido e só sobra o de pêssego.  Não sei.  Gosto de mate também (que não deixa de ser um chá gelado), com limão, não diet.  Acho que deveriam inventar um antônimo mais expressivo para a palavra diet.

Quando eu quero beber suco, porém, a pergunta seguint é a clássica: “tem suco de que?”  Nova pausa para pensamento ou para pegar o ar e emendar a resposta, dita com a agilidade e a empolgação de quem pronuncia a escalação de um time de futebol: “Laranja, maracujá, acerola e morango; limonada, limonada suíça, abacaxi e abacaxi com hortelã; morango e caju.”  Caju: meu predileto!

Poucas coisas nessa vida são melhores que beber um bom suco de caju da fruta, bem gelado, num dia de calor.  Cheio de cica, de preferência.  Sim, com cica!  Quanto mais cica, melhor.  Porque se não tiver cica, não é suco da fruta.  A cica é a marca de autenticidade natural de um suco.  Você não precisa ver o suco ser feito, basta beber: se tem cica, é da fruta; se não tem, não é.  Simples assim!

Não entendo as pessoas que não gostam de cica.  Provam o suco, fazem cara de quem não gostou e dizem, com voz de nojo: “tá cheio de cica“.  Cica é qualidade de um suco, não é defeito!  E, das frutas que eu conheço, o caju é o campeão da cica.  O mais desenvolvido dos frutos da flora brasileira, até onde sei, no quesito “ninguém me imita“.  Com outras frutas, é difícil – quase impossível – distinguir se o suco é da fruta ou de polpa.  Nenhuma é como o caju.  Não mesmo.

O caju é a fruta mais desenvolvida que existe: não precisa descascar para comer ou para fazer suco; a semente já vem do lado de fora (a castanha), tem o certificado de autenticidade mais perfeito do mercado, dá aos borbotões, em árvores imensas e frondosas (com sombra agradabilíssima)…  O que falta ao caju para tornar seu suco líder do mercado de bebidas mundial?  Só falta marketing!  Deve ser isso.  O marketing dele é fraco.  O caju devia contratar a W/Brasil ou o Duda Mendonça…

PS. Eu sei que, tecnicamente, a fruta do cajueiro é a castanha e o caju, na verdade, é só um pseudofruto.

12 comentários sobre “Suco de caju da fruta

  1. Suco de caju é muito bom, lembra infância. O único problema é que sou chata com sucos. Acho que ninguém sabe fazer (nem eu, diga-se de passagem). Suco bom para mim, é aquele feito na hora, da própria fruta (não vale polpa congelada) e docinho. Ou seja, o caju tem de estar muito bom. Cansei de procurar o suco perfeito e me rendi aos encantos do refrigerante zero, diet, light etc. Aliás, estou agora tomando a minha Coca – Cola Zero de final de tarde. Hábito mais difícil de quebrar do que cafezinho depois do almoço.

    Suco é bom de qualquer jeito, muito melhor que refri. Você podia trocar de vício…

  2. É a primeira vez que eu vejo alguém relacionar o cardápio de sucos como quem lê a escalação de um time de futebol!

    No quesito “ninguém me imita” você esqueceu de falar da jabuticaba.

    Caju não é a minha fruta favorita não. Até gosto, mas não adoro. Nas casas de suco eu prefiro musturar: maçã com laranja, pêra com tangerina, abacaxi com morango (é bom!)… Uma vez tentei caju com laranja, não deu certo, ficou muito massudo. Mas o problema do caju, na minha opinião, nem é a fruta em si, mas sim a hegemonia da laranja, que tem contrato com a RGT, é amiga do meu querido GB e da Ana Maria Braga, e por isso aparece em todas.

    Pensando bem, porque a tangerina, coitada, não tem o mesmo status da laranja? Por que esse desprezo com fontes tão importantes de vitamina C?! Viva o pomelo! Salvem o maracujá! E, tá bom, longa vida ao caju (só cuidado com a rima)!

    A tangerina é mesmo uma injustiçada. Eu prefiro tangerina a laranja, para sucos. Sei lá, o gosto é mais agradável, é diferente daquele padrão. E experimente morango com laranja: é bom também!

  3. Acho que o caju é uma espécie de chuchu das frutas. Geralmente o que servem como suco de caju é uma mistura de água com açúcar bastante sem graça. Mas concordo que suco da fruta, inclusive do caju, é uma maravilha, mas o meu preferido é o de maracujá, batido e com espuminha. Suco de maracujá (da fruta) sem espuma para mim é uma fraude!!!!! Mas hoje em dia me curvei ao suco de acerola com laranja…

    Que ofensa! Como você ousa chamar o caju de chuchu das frutas? Ele tem gosto, vitamina C, cica… Não é como o chuchu que dá na serra e não tem gosto de nada.

  4. Gosto de todos, desde caju até graviola…e também prefiro sucos a qualquer refrigerante ou bebida…mas confesso que um suquinho de fruta com vodka é uma ótima pedida.

    Quem disse que a lista começa com caju e termina com graviola?
    Sobre a vodca, depende do suco e depende da vodca…

  5. Leandro, você é a primeira pessoa que conheço – mesmo que virtualmente – que adora suco de caju (eca), defende as frutas e toma aquela mistureba maluca com vodca (que é um atentado às bebidas alcoolicas…)

    Sério? Eu conheço um tanto de gente que gosta de suco de caju…
    Quanto à mistureba, bem… Realmente não ficou boa. Mas quarta-feira que vem (depois de amanhã), vou tentar outra. Hoje fui no mercado e comprei frutas novas.

  6. UMBU. Só digo isso.É refrescante e aveludado, desce acariciando a garganta num dia quente…e um azedinho que dá nervosinho… prazer quase sexual…
    enfim…

    Eu comprei polpa de umbu há duas semanas mas ainda não fiz. Taí uma boa pedida para quarta-feira à noite.

  7. Legal os relados, mais um detalhe a castanha de caju não é uma semente é o fruto. A parte macia que vc ama fazer o suco e o pseudofruto. =)

    Não foi isso que eu disse no PS, no fim do texto?
    Cagação de regra desnecessária…

Você quer comentar? Clique aqui!

