Vale-transporte eletrônico

Quem usa o transporte público legal no Rio de Janeiro já deve ter percebido que o vale-transporte eletrônico é uma realidade inegável. Funciona bem, tanto para quem goza de gratuidade (estudantes, idosos e rodoviários) quanto para quem paga. Eu mesmo me animei com a novidade e fiz o meu! É ótimo! Só tem vantagens – as maiores foram acabar com o comércio ilícito e vexatório dos antigos vales de papel e dar um pouco de dignidade aos idosos e estudantes.

Muitos ajustes ainda estão sendo feitos: no início, toda vez que você usava o cartão para pagar a passagem, aparecia o saldo na tela; agora o saldo só aparece quando inferior a trinta reais – é bom que ninguém fica fuxicando o seu saldo. Com isso tudo, a rede vem crescendo e já atinge quase todo o Grande-Rio.

Só o metrô que parece estar em atraso. Na segunda-feira fui obrigado a pegá-lo no horário do rush (18:00h). Ao descer as escadas rolantes da Carioca, vi duas enormes filas, uma no centro do corredor e outra do lado direito. Como eu tinha o meu bilhete já na mão, e havia várias roletas vagas, não titubeei. Mas fiquei curioso para saber do que se tratavam as filas (não havia nem sinal de metrô chegando na estação).

A do centro era para comprar bilhetes. Será que ninguém percebe o tempo que perde ali? Vale a pena comprar bilhete múltiplo. E mesmo que tenha acabado quando foi para o Centro, por que não comprá-lo assim que sai da estação, para evitar pegar essa fila monstruosa? Nego é mané mesmo…

A fila do canto, um pouco menor mas não muito, era a fila do vale-transporte eletrônico. Na Carioca (estação mais movimentada da rede de metrô do Rio) só há uma única e solitária catraca que aceita o vale transporte eletrônico. É um absurdo! Do jeito que o vale-transporte eletrônico se proliferou – hoje é, seguramente, mais usado que dinheiro – essa situação ultrapassa o absurdo e beira a irresponsabilidade e a falta de respeito para com o usuário.

Tomara que o metrô atente para a realidade e tome providências para evitar isso! Do jeito que está, tá parecendo Brasil.

Anúncios

4 Comments

Add yours →

  1. Nossa, foi há tanto tempo assim?
    Também gostei muito do cartãozinho ao invés dos papeizinhos; e pelo menos pra mim a criação do B.U. foi uma maravilha!

    Isso foi beeeem depois.

  2. Torço pra se concretizar a promessa de campanha: integração ônibus-metrô nas 2 horas de utilização.

    Isso vai ser mesmo uma maravilha. O problema é saber quanto vai custar.

  3. Eu já tive o meu, mas agora só uso o pré pago do metrô. Mas o mais interessante desse post é a inocência do texto, coisa de quem ainda está começando na vida bloguística.

    Eu falo que meus textos antigos são uma porcaria…

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: