Vale-transporte eletrônico

Quem usa o transporte público legal no Rio de Janeiro já deve ter percebido que o vale-transporte eletrônico é uma realidade inegável. Funciona bem, tanto para quem goza de gratuidade (estudantes, idosos e rodoviários) quanto para quem paga. Eu mesmo me animei com a novidade e fiz o meu! É ótimo! Só tem vantagens – as maiores foram acabar com o comércio ilícito e vexatório dos antigos vales de papel e dar um pouco de dignidade aos idosos e estudantes.

Muitos ajustes ainda estão sendo feitos: no início, toda vez que você usava o cartão para pagar a passagem, aparecia o saldo na tela; agora o saldo só aparece quando inferior a trinta reais – é bom que ninguém fica fuxicando o seu saldo. Com isso tudo, a rede vem crescendo e já atinge quase todo o Grande-Rio.

Só o metrô que parece estar em atraso. Na segunda-feira fui obrigado a pegá-lo no horário do rush (18:00h). Ao descer as escadas rolantes da Carioca, vi duas enormes filas, uma no centro do corredor e outra do lado direito. Como eu tinha o meu bilhete já na mão, e havia várias roletas vagas, não titubeei. Mas fiquei curioso para saber do que se tratavam as filas (não havia nem sinal de metrô chegando na estação).

A do centro era para comprar bilhetes. Será que ninguém percebe o tempo que perde ali? Vale a pena comprar bilhete múltiplo. E mesmo que tenha acabado quando foi para o Centro, por que não comprá-lo assim que sai da estação, para evitar pegar essa fila monstruosa? Nego é mané mesmo…

A fila do canto, um pouco menor mas não muito, era a fila do vale-transporte eletrônico. Na Carioca (estação mais movimentada da rede de metrô do Rio) só há uma única e solitária catraca que aceita o vale transporte eletrônico. É um absurdo! Do jeito que o vale-transporte eletrônico se proliferou – hoje é, seguramente, mais usado que dinheiro – essa situação ultrapassa o absurdo e beira a irresponsabilidade e a falta de respeito para com o usuário.

Tomara que o metrô atente para a realidade e tome providências para evitar isso! Do jeito que está, tá parecendo Brasil.

4 Comments

Add yours →

  1. Nossa, foi há tanto tempo assim?
    Também gostei muito do cartãozinho ao invés dos papeizinhos; e pelo menos pra mim a criação do B.U. foi uma maravilha!

    Isso foi beeeem depois.

  2. Torço pra se concretizar a promessa de campanha: integração ônibus-metrô nas 2 horas de utilização.

    Isso vai ser mesmo uma maravilha. O problema é saber quanto vai custar.

  3. Eu já tive o meu, mas agora só uso o pré pago do metrô. Mas o mais interessante desse post é a inocência do texto, coisa de quem ainda está começando na vida bloguística.

    Eu falo que meus textos antigos são uma porcaria…

Você quer comentar? Clique aqui!

