Tourada à portuguesa

Certa vez eu escrevi sobre as touradas espanholas, relatando em detalhes o rito de uma tourada que assisti em Madri, na Arena de Touros de Las Ventas.  As touradas são uma tradição ibéria que se estendeu para algumas partes da América Espanhola.  Em Portugal, porém, a tradição é menos cruel e sangrenta, já que o touro sai vivo da arena, em meio a outros animais, formando um  pequeno rebanho.

O vídeo de hoje mostra a parte final da tourada portuguesa, com o espetáculo dos Forcados, numa fase da tourada chamada “Pega”, na qual um grupo amador tenta literalmente segurar o touro à unha.  É louvável a coragem desses homens que enfrentam o touro destemidamente, desarmados, e de igual para igual.  Bom para o touro e para o público (eu, pelo menos, adorei) quando o touro joga longe o primeiro forcado e provoca uma correria desembestada dos demais (em alguns casos, dá até ambulância).  Enquanto eles não conseguem segurar o touro, a tourada não termina.

Anúncios

About the post

Portugal, vídeo

One Comment

Add yours →

  1. Sou do litoral de Santa Catarina, onde se pratica ainda a chamada “Farra do Boi”, muito polemica em todo o Brasil por ser muito cruel. Infelizmente, ela se tornou cruel apenas quando veio ao Brasil, pois no Açores, de onde é originária, quem se machuca msm são os farristas, pois não faz parte da tradição ser cruel com os animais envolvidos; pelo contrário, estes recebem todos os cuidados! Assim como a admirável Pega, lá nos Açores não há a morte do animal, e nem crueldade. Maldita mania nossa de desvirtuar tudo!! Um salve a vc por esse blog e aos “pegadores” de touros de Portugal!

    Francisco, seja bem vindo e volte sempre.
    Obrigado pelo comentário.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: