Formigas suicidas

Hoje eu não respondo.  Ao contrário do que faço às sextas-feiras, hoje eu pergunto.  Por que as formigas adoram se matar afogadas no reservatório de água da máquina da Nespresso?

Desde que a máquina chegou aqui em casa é assim.  A gente lava o reservatório com água e sabão (ou detergente), enche com água filtrada e dali a três ou quatro dias os corpos começam a aparecer boiando, geralmente unidos uns aos outros no centro do reservatório mas também, em menor quantidade, na beirada, junto às paredes do reservatório.  Sempre!  Aí temos que tirar o reservatório, jogar a água (e os corpos) fora, lavar e reencher.

Ali nunca entrou nada além de água.  Nunca coloquei açúcar ou outra coisa doce ali para justificar a atração das formigas por aquele lugar.  E, se ao menos ele servisse para matar todas as (muitas) formigas da casa, eu nem me incomodaria.  Mas não é assim que a banda toca.  Só algumas morrem ali.  Pouquíssimas, aliás.  E eu continuo sem entender o porquê.

31 Comments

Add yours →

  1. Bom, eu não sei responder à sua pergunta, mas eu sugeriria que você só enchesse o reservatório na hora de usar a máquina. Pode evitar uma tragédia ambiental.

    Meu medo, na verdade, é que ali seja um ponto de desova de corpos de formigas reacionárias, como uma masmorra, uma prisão política, ou um microondas.

  2. A curiosidade matou a formiga.

    Pode ser também.

  3. Hum, acredito que até elas não estão agüentando o calor do Rio, preferindo morrer afogada do que esturricada!!!!

    Isso acontece sempre, inclusive no inverno.

  4. Na minha casa – mais especificamente, no reservatório da minha Nespresso – ocorre a mesma coisa. Mistééério

    Com esse seu feedback, tomei coragem e mandei o link para a Nespresso. Vamos ver se eles falam alguma coisa.

    • Você fez isso MESMO?!

      Fiz. Pode olhar meu penúltimo tuíte.

    • E meu apto praticamente não tem formigas – mesmo. Só no reservatório.

      Eu estou falando que isso pode ser ponto de desova de corpos…

    • Alguem da Nespresso te respondeu? Na minha é a mesma coisa!!!

      Não. Nunca obtive resposta da Nespresso. Toda vez que eu vou numa loja, em qualquer lugar do mundo, eu faço a mesma pergunta e ninguém sabe responder. Alguns insinuam que é problema de dedetização da minha residência, outros que eu não sei limpar a máquina direito. Poucos reconhecem que outros clientes aparecem lá com o mesmo problema.

  5. Você ainda está de férias né?

    Não. Há muito tempo não. Por que?

  6. André Maurício Pires 20 janeiro 2013, 6:09 PM. — 6:09 PM

    Na minha eu descobri que dentro da máquina havia milhares se reproduzindo e uma ou outra ia parar no reservatório. Pusemos remédio para matar e saiu o equivalente um copo cheio de corpos e ovos.
    Eu não sabia que formiga gostava tanto de Nespresso assim.

    Estou, agora, naquele exíguo espaço entre o medo e a curiosidade…

    • Onde você pos o remédio pra matar e como você fez pra ele não ir direto para o seu café?!

      Flávia, taí uma ótima pergunta. Vamos esperar e ver o que o André vai responder.

    • Por favor, diga como fez para acabar com as formigas. Estou com mesmo problema.

      Por enquanto, a única solução que tenho é trocar a água regularmente.

    • Acontece que está dando formiga dentro da maquina, por isso aparecem formigas mortas na agua, é o primeiro indício de que estão dentro!

      Esta semana eu também achei um formigueiro dentro da máquina. Mas da máquina de café expresso, não da Nespresso.

    • Estou estarrecida, desde que comprei a nespresso começaram a aparecer formigas na água, hoje, já de saco cheio, fui dar uma geral e quase morri com as formigas fazendo morada nessa maquina! Vi que existem centenas de relatos!!! Joguei veneno na maquina, e agora o que fazer? Ficar no prejuízo? O que atrai as formigas?

      Adriana, eu limpo a minha máquina periodicamente (uma vez a cada dois meses, mais ou menos) com toalha de papel embebida em álcool. Não uso veneno porque receio que isso possa ser ingerido por mim depois. Da menos trabalho que coar café. As formigas não têm aparecido novamente.

  7. Alguem tem uma resposta sobre o problema? Estou na mesma situação. Será que o sabor esta nas formigas?

    A Nespresso ainda não se manifestou sobre esse desejo incontrolável da água de afogar formigas.

  8. Pra quem está fora da garantia e deu formigas dentro eu tenho um esquema legal pra abrir a máquina sem dores de cabeça… se interessar entrem em contato, o detalhe é que a nespresso usa um parafuso que não existe chave para abrir então tem que fabricar uma chave, por sorte eu me matei muito e consegui fazer de uma maneira facil, isso depois de muito apanhar, abri a maquina e por sorte não tinha tantas assim dentro, e nem tinham ovos, mas dei sorte mesmo.

    Deve ser MacGyver mesmo isso.

    • Olá Vinícius! Como você conseguiu retirar o parafuso? Estou com problemas na minha máquina. Guardei ela por 2 meses e quando olhei tava cheia de formigas e ovos. Com certeza tem um ninho dentro dela. Preciso abri-la pra terminar de limpar. Obrigada.

      Para tirar o parafuso, gire a chave própria para ele no sentido anti-horário.
      A chave própria para esse parafuso você encontra nas melhores lojas de material de construção.

      • Oi diana desculpe a demora, o que fiz foi pegar uma daquelas chaves da china que tem um cabo com uma ponta redonda que encaixa outras pontas dependendo da chave que precisa, vc bate um martelo nessa ponta redonda e ela fica oval com isso abri a maquina.

        Na boa, isso é uma aberração! Compre a ferramenta adequada e abra a máquina da maneira certa. Não faça esse “acochambramento”, não destrua a sua máquina.

  9. Ai… Minha casa tem formigas mesmo, mas nunca as vi em outro lugar da nespresso que não fosse o compartimento de água. Mas estava com medo de que elas estivessem dentro da máquina. Então meu medo é real. :-S

  10. Na minha máquina também acumula formiga no reservatório, tenho que lavar sempre que vou usar. No entanto, o local que acumulou uma quantidade assustadora de formigas (chuto mais de mil de uma vez) foi sob a cesta que coleta as cápsulas usadas…

    Sério? Isso eu nunca tinha visto nem ouvido falar.

  11. http://www.ehow.com.br/livrar-formigas-minha-cafeteira-como_283924/
    Parece que o segredo está em “eliminar o rastro invisível para a fonte de alimentos”.
    Pelo que entendi as formigas usam feromônio para criar “caminhos”.
    Limpando sempre o balcão da cafeteira com algo que elimine o rastro é a solução.
    Eu gosto de usar um gel, não tenho tempo de ficar limpando sempre, as formigas levam o gel e este impede a formação do fungo do qual elas se alimentam, o resultado é que em uma semana todas morrem de fome e uma semana depois aparece uma espécie de formigas diferente, coloco mais gel e com a morte destas, leva alguns meses para outras formigas aparecerem.

    Formigas usam feromônio como rastro para se guiarem no caminho de volta e auxiliarem outras formigas a se guiarem no caminho de ida até um determinado lugar. O problema é que, mesmo tomando cuidados de higienização como os que você mencionou, algumas continuam achando a cafeteira e se suicidando lá.

    • São formigas eletrônicas, o veneno com atrativo para elas é o mesmo usado para formigas doceiras. Coloque um pouco do veneno embaixo da máquina, um ponto bem específico que elas utilizam para entrar na máquina é bem embaixo da entrada de água. Quando colocar o veneno ali, você verá a quantidade de formigas que apareceram. O veneno costuma acabar com elas por uns 6 meses porque elas levam até o ninho e matam os ovos também. Depois é só repetir após seis meses. Abs espero ter ajudado.

      Que veneno é esse?

Você quer comentar? Clique aqui!

