Sotaque

Primeiro dia em Belo Horizonte.  Passeando no shopping, entrei numa dessas lojas comuns de eletrodomésticos para comprar alguma coisa.  Não lembro mais o que era, mas isso pouco importa agora.  Foi difícil convencer o vendedor, um baixinho que tentava inutilmente fazer um tipo esperto – “leva este aqui que é melhor que aquele” (e mais caro também) – de maneira irritante.  Vocês não imaginam o terror que é um não carioca tentar ser malandro com um carioca.  Eu segurava o riso e a impaciência ao mesmo tempo, enquanto “negociava” a situação.

Depois de ter tomado muito tempo dele, quando eu enchi o saco completamente daquela “esperteza” toda e anunciei que não ia comprar nada, ele perdeu a estribeira e resolveu perguntar:

– Você não é daqui não, né?

– Não, sou do Rio.  Por que?

– Logo vi, pelo seu sotaque…

E, com o dedo colado na cara dele, resultado de pura irritação, esbravejei:

– Mermão, presta atenção: quem tem sotaque é você!  Eu falo direito, entendeu?

– Desculpa…

E fui embora da loja, sem comprar nada.

É muito bom estabelecer certas premissas de relacionamento nessas terras inóspitas.  Esse sujeito precisava aprender uma lição para o resto da vida.  Espero que tenha entendido o recado.

2 Comments

Add yours →

  1. :O
    Carioca é tudo marginal mermo.

    Marginal não. Ciente da sua posição na cadeia alimentar.

  2. Eu tomei uma chamada semelhante de um português. Eu comentei sobre o sotaque dos portugueses (foi um comentário amistoso, coisa simpática) e ele, indignado, me disse “nós lhes demos o idioma e nós é que temos sotaque?!” Preferi não polemizar.

    Ele tinha razão. Mas só lá. Aqui a banda toca diferente.

Você quer comentar? Clique aqui!

