O Cachambi responde – Cismas

Eu já estava severamente preocupado com o destino desta coluna semanal, à qual tanto me afeiçoo e sinceramente curto escrever.  Gosto mesmo!  A pergunta desta semana chegou tarde, na quarta-feira.  Foi um alívio vê-la pingar na minha caixa de e-mails.  Pergunta difícil, daquelas que admitem milhares de respostas possíveis.  Vou dar a minha, sem certeza de ser a melhor – aliás, sem a certeza de ser sequer a expressão da verdade.  É apenas um ponto de vista.

Por que as pessoas às vezes cismam com alguma coisa?

É natural que o ser humano busque algum tipo de conforto na vida.  É uma questão instintiva, creio, arraigada ao senso de sobrevivência.  Conforto é sinônimo de segurança.  Segurança é um sentimento defensivo que está diretamente ligado à manutenção da vida (e da qualidade da vida).  As cismas nada mais são do que a manutenção firme de convicções que, em última análise, proporcionam algum conforto para o ser humano.  Por isso é tão natural encontrar pessoas cismadas com determinadas coisas, por mais absurdas que elas possam parecer – por exemplo, superstições, manias, mandingas…  Até mesmo a religião pode ser considerada uma espécie de cisma, pelos que não acreditam em coisas sobrenaturais.  Bem como também é natural que pessoas mais velhas sejam mais cismadas que pessoas mais jovens, normalmente mais propensas a riscos por acreditarem ter força física, saúde e destreza capazes para superá-los.

* Você tem uma dúvida, quer fazer uma pergunta? Mande-a clicando aqui, que O Cachambi responde. A pergunta a ser respondida semana que vem pode ser a sua.

Anúncios

6 Comments

Add yours →

  1. Eu, por exemplo, cismei em não tirar a seção “Bobeatus FM – Tocaê” do ar no blog porque espero que alguém, um dia, volte a fazer algum pedido lá.

    Já entendi. Vou preparar uma lista.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: