A inglória luta do bem contra o sono

Morfeu é o cara!
Morfeu é o cara!

Por que lutar contra o que é inevitável?  Por que resistir ao irresistível?  Por que relutar em aceitar o óbvio?  Por que não se render ao prazer revigorante de uma boa cochilada?  Por que tanta ansiedade em fazer tudo, em ver tudo, em brincar com tudo agora se, depois de um cochilinho, tudo pode ser ainda mais legal do que antes?  Por que não simplesmente se entregar aos braços de Morfeu, abraçando-o como que a um parente com muitas saudades?  Por que não reconhecer o prazer de uma cochilada no meio do dia, especialmente depois do almoço?  Por que chorar de raiva de algo tão gostoso?  Por que não ceder ao sono de uma vez, e aproveitar o que ele tem de melhor?  Por que ficar acordado se dormir é tão bom?  Por que reclamar tanto da fatalidade inexorável?  Por que não aproveitar o colo do pai ou o abraço da mãe para se embalar?  Se dormir é tão bom, por que as crianças insistem em querer ficarem acordadas?  Acho que eu nunca fui assim.  Acho que eu nunca vou entender isso.

4 Comments

Add yours →

  1. Verdade!
    Você foi sempre amigo íntimo de “Morfeu”!

    Ainda sou. Ele é meu chapa!

  2. Nosso pediatra disse que as crianças não entendem o sono, por isso ficam com medo. Elas também são muito afoitas e não querem parar de brincar (por isso, não param para ir ao banheiro e acabam fazendo xixi nas calças). Mas deixa estar: quando eles chegarem na adolescência e quiserem dormir o dia todo eles vão ver que eram felizes e não sabiam.

    No domingo, eu só lembrava do dia que você me explicou isso, há muito tempo… Dava vontade de rir do desespero dela, tentando resistir ao sono. Mas eu não podia, para não estimulá-la ainda mais.

  3. Primo, pelo que me contam, eu era igual a você. Mas se até os adultos que sabem o sabor de uma boa chochilada têm insônia, porque os pequerruchos também não podem? : )

    Eu tenho pena das pessoas que sofrem com insônia…

  4. Eu fui uma criança que dormia pouquíssimo, para desespero da minha mãe. Até hoje não sou de dormir muito, mas me entrego mais facilmente à Morfeu, e por vezes o cultuando com ardor.

    Dormir pouco ou muito eu até entendo. Só não entendo a capacidade que as crianças têm de resistir ao sono.

Você quer comentar? Clique aqui!

