Carta a Pedro de Valdívia

Rio de Janeiro, 02 de junho de 2012.

Grande Pedro!

Seguinte: estive lá naquele povoado que você fundou há quase quinhentos anos.  Rapaz, a parada cresceu muito, ficou maneira, engrenada.  Você não iria reconhecer, aposto.  Ficou bacana mesmo.  Não é um primor, mas para um lugar bem pertinho do fim do mundo, tenho que dar o braço a torcer: é bem mais do que você mesmo imaginava.

Até porque, até onde pude constatar (só você mesmo vai poder me confirmar isso ou desmentir), sua intenção não era exatamente dar início a um grande povoado da região.  Você estava mesmo atrás de outras coisas, como ouro e prata – coisas que o seu desafeto e chefe Antônio Pizarro já havia encontrado mais para o norte.

Eu nem me interessei por ir ali naquele morro onde você deu início à cidade.  Nem nele nem no pé dele, onde eu soube que há uma pracinha que marca o “ponto zero” da cidade.  Certa vez vi um programa de televisão, desses de viagens, feitos por e para norteamericanos, exibidos em canais pagos – acho que você não faz ideia do que eu estou falando, porque isso não é do seu tempo – que dizia que há uns sujeitos fantasiados de índios fazendo celebrações ancestrais, coisas que você deve ter visto ao vivo.  Acho que é puro charlatanismo, por isso mesmo nem passei perto.

E choveu uns dias por lá…  Não sei se você chegou a pegar tanta chuva como eu peguei.  Nada que mudasse muito aquela mixórdia de água daquele rio que você usou como base para o abastecimento de água do povoado.  Em outras áreas, mais afastadas, porém, o negócio ficou feio.  A água subiu e muita gente ficou na pior.  Mas quando o sol abriu, o céu ficou azul e a água baixou, fez um frio danado e os dias ficaram lindos.  Uma beleza mesmo!  Você iria gostar de ver.

O resto eu conto depois, um pouquinho por pouquinho.  Assim a gente vai mantendo contato.  Te cuida!

Leandro.

One Comment

Add yours →

  1. O lance dos índios é muito tosco! Parecem aqueles bolivianos que fazem playback de flauta por aqui.

    Imaginei que eram peruanos, não bolivianos.

Você quer comentar? Clique aqui!

