Crechite aguda

Felícia ainda está meio chumbregada.  Passou o fim de semana todo amuada, pedindo colo.  Provavelmente com dores, enjoo…  Os médicos todos dirão – como disseram – tratar-se de uma virose em voga, que provoca vômitos, diarreia, causa náuseas (eventualmente vômitos) e aftas na boca.  Por coincidência, nesta semana também a creche soltou um aviso de ter registrado, na turma da Felícia, um caso de gengivoestomatite.  Nome bonito…  Não entendi nada.  Eles podiam ser mais didáticos nessas horas.  As aftas eu já havia verificado, na língua e no céu da boca dela, antes mesmo de os outros sintomas aparecerem.  Até eu tive duas aftas simultâneas esses dias – e justamente nos dias que eu precisei falar em público, o que não foi nada agradável.  Os demais sintomas, que eu não tive, ela teve todos.  Vômito, então, foi uma enormidade.  Neste fim de semana foram dois, um sábado e outro domingo.  Preocupante para mim, nada demais para os médicos: “faz parte do quadro, já vai passar“.  Enquanto isso, eu é que acordo de madrugada para mantê-la na posição vertical (no colo) porque ela está enjoada.  No fim, de todas as explicações para isso tudo, a mais sensata que eu ouvi até agora foi a de uma amiga da Fiona: trata-se de crechite aguda.  Deve ser mesmo.  Aliás, podem registrar aí que já são dois casos da tal gentivoestomatite na turma da Felícia.  Por sinal, ela hoje está em casa e passa bem.  Já os pais…

2 Comments

Add yours →

  1. Principalmente nessa época do ano, em que é mais frio e as crianças costumam passar mais tempo confinadas, crechite é um problema. Basta uma delas pegar alguma doencinha que pronto, a turma toda vai a reboque. No verão a coisa melhora bastante. Guenta, rapaz.

    Tomara que o verão chegue logo!

Você quer comentar? Clique aqui!

