Carta a Alcântara

São Luís, 10 de novembro de 2013.

Minha cara e bela Alcântara,

Eu juro que pensei em conhecê-la hoje.  Pensei sério.  Cheguei a pesquisar sobre a sua história, seus lugares, sua comida…  E desisti.  Desisti de dedicar-lhe um dia.  Um dia que preferi gastar em São Luís, do lado de cá da Baía de São Marcos.  Peço desculpas e, ao mesmo tempo, peço que me compreenda.  Os motivos foram nobres e justificáveis.

O amor não se faz com violência.  Saber amar, já dizia o poeta, é saber deixar alguém te amar.  O nobre e sublime amor consiste em amar do modo como a pessoa é, respeitando seus gostos e desgostos, concedendo liberdade para amar livremente, de peito aberto, voluntariamente.

Agora me imagine em suas terras, em seu solo…  Imagine que, depois de percorrer suas ruas, ver suas igrejas e ruínas, sob um calor escaldante, eu ficaria ao aguardo da barca para retornar a São Luís, possivelmente por mais de duas horas.  Sim, porque você não é tão grande assim que não se possa conhecer em pouco tempo.  Pelos meus cálculos, ir do cais até a outra extremidade da cidade é uma caminhada de 1,4km.  Ida e volta não chegam a 3km.  Demorar seis horas para cobrir essa distância é muito otimismo…  Eu certamente a percorreria em menos tempo.

E se ainda fosse plano…  Não poderia me apaixonar por você subindo ladeiras.  Não faz o meu feitio.  Ainda mais ladeiras como as suas, longas, inclementes.  Ainda que houvesse, como há, recompensas valiosas no final delas – igrejas, ruínas, vistas… – eu não poderia chegar lá sorrindo.  Ainda mais sob um sol de mais de 32 graus.  Não daria certo.  Perdoe-me a sinceridade.  Eu não conseguiria ser feliz assim.

Melhor mantermos apenas o imaginário, o ideário.  Fica bom para os dois.  Não brigamos, continuamos amigos.  Eu do lado de cá da baía, você do lado de lá.  Podemos tentar nos ver ao longe, o mar aberto agitado entre nós, a chacoalhar os barcos e provocar enjoos nos incautos, mas belo e verdejante, como sempre.

Seja feliz,

Leandro.

18 Comments

Add yours →

  1. Oxeeeente.. vc esta aqui em slz?!?! Que pessima hora que voce escolheu heim..

    Ps.: nunca fui à Alcântara

    Péssima por que? Tem hora boa para visitar São Luís?

  2. Bom…digamos que o caos da segurança pública está instalado em slz. Fora isso.. otima epoca seria em junho: onde começam os festejos juninos e de quebra vc pode ir passar um fds nos lençóis maranhense, pq ja esta parando de chover e as lagoas estão cheias.
    De qualquer forma, seja mto bem vindo. Qlqer coisa grita.
    Ps.: Ja bebeu guarana jesus? Comeu juçara? Comeu arroz de cuxá?!

    Frequento São Luís desde 2008 e já fiz tudo isso – até brincar o boi.
    Sempre falta fazer alguma coisa, mas acho que já experimentei até demais.

  3. Deu até dó de Alcântara… passou.

    Aconteceu o mesmo comigo.

    • Até eu, que moro aqui e nunca fui la, fiquei com dó… mas passou!

      Como eu disse, aconteceu o mesmo comigo.

    • Afinal qual é o propósito desse blog nda construtivo,tu colocas aqui como terra d Zé ninguém;O que tu achas da cidade não vai impedir d vim turistas,a tua opinião e pobre,vazia e preconceituosa.Em quanto tu não gostas muitos gringos gostar.Assim como seu estado tem beleza o meu tem palmeiras onde cantam os sábias as águas q da aqui gorjear ,não gorjear como la.
      Isso não é engraçado eu so acho q tens maus olhos 👀,tudo e ruim nda presta,tudo e podre ,tu tá é no Brasil;Acorda Alice no País das maravilhas. Não vegeta não pequeno,eu e que tenho do d vc com essas baboseira q escreve e chama d crítica tu nem es da aqui ,vem uma vez ou outra já achar q sabe d tudo do nosso território Quando vieres aqui aproveitar pra dar um passeio na carruagem d Ana Jansen .vem pra cá pq quer ai ficar na desculpar q vens forçado,quando a pessoa não quer vim ninguém força 💪me comprar um bode com essa história da carunchinho .

      O propósito do blog é escrever o que eu penso.

      • Bela linha d pensamento e bem melhor tu falares mal do sarney do que do povo.Infelizmente somos vítimas d um sistema político terrível.Que isso e comum no Brasil q os políticos roubam e não são empunes,Agora tu escrachar falar bobagens ai não e legal,não e coerente tu agis como se fosse um preconceituoso,racista.Tem tantas outras coisas pra te detonar como política,saúde,educação,até msm pq o nosso país em geral vive esse caos não sou SLZ.Quando vieres aki me procura q eu vou te contar a historia do meu povo q foi descoberto pelos franceses ao contrario dos outros estado q foi os portugueses hahahahaha.

        Grandes glórias ter franceses na história. Oh, o Rio também os tem!?

        • Prefiro minha terra do q a sua aki tem pessoas d caráter vc tem e despeito do Maranhão isso para mim se chama inveja ,pq para mim uma.pessoa não ira perder o tempo dela falando mal de um determinado lugar,tem coelho 🐰 nessa 🎩 vai procurar escrever coisas constritivas q preste,há me esquecer vc e uma pessoa vazia incapaz d enxerga blz e valores,suas visitas e so para fazer criticas sem valor,infelizmente tu és brasileiro procura outra patria para ti perfeita,isso é se existir.

          Prefere a sua terra? Então fica aí, junto com as pessoas que elegem a corja e se dizem cheias de cultura.

  4. Kkkkkkkkkkkkkk, sinceridade baixou aqui e ficou!

    Ironia também… Ou não?

Você quer comentar? Clique aqui!

