Dicção

Ah, as descobertas, os progressos…  Essa fantástica vida em franco avanço.

Felícia fala pelos cotovelos.  Fala muito em quantidade e fala bem.  Quando não fala, canta.  Fala até dormindo.  Fala muito mesmo.  Enche o saco, às vezes.  Quando quer perguntar alguma coisa, repete a pergunta inúmeras vezes, independentemente de ter ou não resposta positiva.  É um negócio tão marcante que os mais chegados já brincam, sempre que alguém pergunta alguma coisa no meio de uma conversa, repetindo tal pergunta incessantemente.

Talvez por isso a dicção dela seja tão boa.  De tanto exercitar, ela acaba falando com uma qualidade que qualquer um é capaz de entender.  Por exemplo: semana retrasada meu chefe me ligou.  Eu atendi o telefone no meio de uma contenda com a Felícia, que eu pensava já estar resolvida.  Enquanto eu falava com o chefe (e o chefe do chefe que, do outro lado da linha, estavam em viva-voz), ela botou a boca no mundo – a ponto do chefe do chefe interromper a conversa e me dizer: “essa criança quer água, dá água para ela!“.  Bem, ela não queria apenas água.  Ela queria água no copo do sapinho – que eu, àquela altura, não sabia que existia, embora já devesse saber.

Cebolinha
Cebolinha

A dicção é boa mas não é perfeita, ainda.  E isso faz com que ouvi-la seja ainda mais gostoso.  Dá para perceber a evolução.  Se antes ela falava “eu quéo“, hoje ela já fala “eu quelo“.  E outras coisas mais complexas, ela também já arrisca falar.  Erra, é verdade, mas se consegue fazer entender.  Palavras que têm sílabas seguidas iniciadas com “c” e “p” ela costuma inverter: ao invés de falar “companhia“, ela fala “pocania“; ao invés de falar “campainha“, ela fala “pancainha“; ao invés de falar “capacete“, ela fala “pacacete“.

O próximo passo, imagino, seja aprender a falar os fonemas da letra “r”, que ela ainda não consegue pronunciar.  Nem o “r” do início das palavras ou do dígrafo “rr”, nem o “r” entre consoantes, que ela substitui sempre pelo “l” – tal qual o Cebolinha.  Questão de tempo.  Possivelmente, pouco tempo.

2 Comments

Add yours →

  1. Por que será que ela fala tão incessantemente? rs… E viva a Bisa!!! 🙂

    Eu também falava muito assim nessa idade, ao que consta.

  2. Ouvir as crianças aprendendo a falar é um prazer. Daqui a pouco, ela vai começar a empregar a entonação certa das palavras, de acordo com a circunstância, e aí vai ser mais legal ainda!

    O tal do “não gostei!” já foi com entonação. As perguntas em sequência também são.

Você quer comentar? Clique aqui!

