O Cachambi responde – sandálias que encolhem

Quando eu bolei essa coluna, esperava receber três tipos de perguntas diferentes: dúvidas sobre coisas que eu escrevi no blog (sobre pontos que não ficaram bem claros em uma postagem anterior), dramas sentimentais (daqueles que nem às paredes confesso) e curiosidades sinceras (relacionadas a conhecimentos inúteis que se guarda num canto obscuro da mente).  A pergunta de hoje não se encaixa em nenhuma dessas três categorias.

Por que as sandálias havaianas encolhem com o tempo?

As minhas sandálias, ou melhor, o meu chinelo Havaianas nunca encolheram.  E olha que ele dura muito tempo.  Hoje eu tenho três pares exatamente idênticos, do mesmo tamanho (41/42), e idade bem diferentes.  Enquanto o mais velho deve ter uns três ou quatro anos de uso, o mais novo deve ter apenas seis meses.  Apesar do meu pé ser 40, sempre gostei de comprar um número maior para poder andar com o pé folgado dentro do chinelo, sem precisar que meus dedos abraçassem a tira.  A diferença de tamanho entre eles praticamente não existe – o pouco que existe se deve ao desgaste natural da borracha, apenas. Curioso, pesquisei o assunto rapidamente na internet. Encontrei alguns pouquíssimos relatos de encolhimento das sandálias, o que me leva a crer que não se trata de uma tendência natural do produto, mas de uma condição de uso específica. Não sei o que você anda fazendo com suas sandálias. Recomendo apenas usá-las nos pés, e para andar.

* Você tem uma dúvida, quer fazer uma pergunta? Mande-a clicando aqui, que O Cachambi responde. A pergunta a ser respondida semana que vem pode ser a sua.

2 Comments

Add yours →

  1. Discordo! Sua leitora tem razão. Não sei porque, mas encolhem sim. E tenho provas disso.
    Não é o desgaste do contato com o chão. Elas encolhem no tamanho.

    Sua afirmação carece de demonstração científica.

  2. Às vezes, em situações de grande calor e pouca umidade do ar, pode acontecer de a borracha da palmilha/sola ressecar. Isso pode provocar o encolhimento do chinelo, e também deixá-lo rachado e quebradiço.

    Novamente estamos falando das condições de uso do chinelo, não de uma causa inexorável.

Você quer comentar? Clique aqui!

