O Cachambi responde – sandálias que encolhem

Quando eu bolei essa coluna, esperava receber três tipos de perguntas diferentes: dúvidas sobre coisas que eu escrevi no blog (sobre pontos que não ficaram bem claros em uma postagem anterior), dramas sentimentais (daqueles que nem às paredes confesso) e curiosidades sinceras (relacionadas a conhecimentos inúteis que se guarda num canto obscuro da mente).  A pergunta de hoje não se encaixa em nenhuma dessas três categorias.

Por que as sandálias havaianas encolhem com o tempo?

As minhas sandálias, ou melhor, o meu chinelo Havaianas nunca encolheram.  E olha que ele dura muito tempo.  Hoje eu tenho três pares exatamente idênticos, do mesmo tamanho (41/42), e idade bem diferentes.  Enquanto o mais velho deve ter uns três ou quatro anos de uso, o mais novo deve ter apenas seis meses.  Apesar do meu pé ser 40, sempre gostei de comprar um número maior para poder andar com o pé folgado dentro do chinelo, sem precisar que meus dedos abraçassem a tira.  A diferença de tamanho entre eles praticamente não existe – o pouco que existe se deve ao desgaste natural da borracha, apenas. Curioso, pesquisei o assunto rapidamente na internet. Encontrei alguns pouquíssimos relatos de encolhimento das sandálias, o que me leva a crer que não se trata de uma tendência natural do produto, mas de uma condição de uso específica. Não sei o que você anda fazendo com suas sandálias. Recomendo apenas usá-las nos pés, e para andar.

* Você tem uma dúvida, quer fazer uma pergunta? Mande-a clicando aqui, que O Cachambi responde. A pergunta a ser respondida semana que vem pode ser a sua.

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Discordo! Sua leitora tem razão. Não sei porque, mas encolhem sim. E tenho provas disso.
    Não é o desgaste do contato com o chão. Elas encolhem no tamanho.

    Sua afirmação carece de demonstração científica.

  2. Às vezes, em situações de grande calor e pouca umidade do ar, pode acontecer de a borracha da palmilha/sola ressecar. Isso pode provocar o encolhimento do chinelo, e também deixá-lo rachado e quebradiço.

    Novamente estamos falando das condições de uso do chinelo, não de uma causa inexorável.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: