Falta de dignidade

Vinha eu ontem caminhando, no fim da tarde, pela Praça da República, na calçada do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.  Distraído.  Eu havia acabado de comprar algumas coisas para casa, carregava uma sacolinha de compras e só pensava em fugir do sol que, apesar de baixo, ainda incomodava com o calor.  Justamente por estar baixo,  as árvores do Campo de Santana já proporcionavam sombra mesmo para quem estava caminhando do outro lado da rua, como eu.

Até que me chamou a atenção o fato de uma mulher abaixar a calça até o joelho e continuar caminhando, alguns metros na minha frente, exibindo a calcinha.  Foi aí que eu reparei na cena.  Eram quatro meninas – não mais que meninas – aparentando entre 14 e 18 anos de idade, que caminhavam lado a lado, ocupando praticamente a calçada inteira.  Meninas moradoras de rua, provavelmente, pelos trajes que usavam e pela forma como se portavam.  Cada vez que um homem se aproximava delas caminhando na direção oposta, uma delas arriava a calça ou a saia até a altura do joelho para se exibir.

Só pude acompanhar a situação por um quarteirão.  Dobrei na primeira esquina e segui meu caminho.  Elas continuaram pela calçada da Rua Frei Caneca.  Enquanto acompanhei a cena, metros atrás das meninas, nenhum dos homens-alvo respondeu à provocação.  Elas não lhes pouparam provocações adicionais, com palavras e gestos.

Deu dó.

2 Comments

Add yours →

  1. Eu enfrentei uma situação parecida dentro de uma composição do metrô da Linha 1, sentido Uruguai, no últimio final de semana, por incrível que pareça. E com a família junto. Profundamente lamentável.

    Será que era a mesma galera?

Você quer comentar? Clique aqui!

