Lições de biblioteconomia

Certa vez ouvi uma frase que só quem é fissurado em livros vai entender: “existem duas formas de montar uma grande biblioteca – jamais emprestando livros e jamais devolvendo os livros que pegar emprestado“.

Semana passada recuperei um livro que havia emprestado há mais de dois anos.  Uma raridade, jamais o vi em nenhuma biblioteca, mesmo as especializadas, editado pela Sociedade de Pesquisa Memória do Trem.  Trata-se do mais completo e abrangente (“completo” e “abrangente” são adjetivos que sempre andam juntos quando se trata de edição de livros) relato sobre a história das estradas de ferro do Rio de Janeiro, rico tanto em informações quanto em ilustrações.  Para quem gosta, é prato cheio.  Dá para imaginar a falta que eu sentia dele.

De quebra, peguei outros dois emprestados para ler – que ninguém acredite que eu vá ler ambos simultaneamente, por favor; mesmo assim, peguei logo dois, que vão ficar esperando eu terminar os dois que eu já estou lendo para, enfim, entrarem na pauta do dia.

6 Comments

Add yours →

  1. Hum… Senti um ar de “não vou devolver”! Kkkk

    Vou sim. Não há o que se preocupar com isso.

  2. Me lembrou um que o Eduardo leu, não sei se é seu, sobre aquele incêndio do circo em Niterói…fiquei curiosa pra ler, mas até hoje não procurei. E eu sempre devolvo os livros que pego; pra falar a verdade, sou adepta do livre correr dos livros: compro, leio, passo adiante.

    Compro, leio, empresto, mas quero de volta.

  3. Hum…rolou um ar de ‘revenge’ nesse post…tsc tsc tsc…. 😉

    Não, nada disso. Até porque se eu não devolver vou perder acesso àquela biblioteca.

  4. Eu não empresto livros. Gosto de recomendar leituras e dar o livro de presente. Acho livro um presente incrível. Confesso também que tenho dificuldade para devolver livros. Mas asseguro aos proprietários que seus livros estão bem guardados comigo.

    Tão bem guardados que perdem o caminho de casa.

Você quer comentar? Clique aqui!

