Aperibé dividida

Não foi só o Brasil que se dividiu no último domingo – aliás, nos últimos três ou quatro meses – por causa de política, eleições…  Aperibé, como bom laboratório, também rachou. Por ali, Dilma Rousseff virou o jogo sobre Aécio Neves e obteve vitória apertada, com míseros 38 votos a favor da candidata à reeleição.  No total, foram 3.152 votos para ela contra 3.114 para Aécio.  Percentualmente, o número foi muito próximo do resultado obtido no Brasil.

No total, foram 7.006 votos apurados (comparecimento significativamente menor do que no primeiro turno).  Brancos e nulos somaram 740 votos, número bastante parecido com o obtido no primeiro turno (774 votos).

Nas eleições para governador do Estado é que a coisa não funcionou do jeito que eu imaginava.  O apoio de Anthony Garotinho a Crivella, na minha ideia, favoreceria o candidato do PRB no resultado final.  Não foi isso que aconteceu: Crivella acabou obtendo menos votos que o seu adversário – 2.216 contra 3.759 de Pezão, do PMDB.  Uma vitória com boa diferença de votos (62,91%), diga-se de passagem, mais do que no restante do Estado.

Nas eleições estaduais, o índice de votos brancos e nulos foi ainda maior que o de votos para Presidente: 1.031 votos, no total – bem mais que no primeiro turno, o que pode ser reflexo da ausência de Garotinho como opção para alguns aperibeenses.

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Qualquer dia você vai ser convidado de algum partido para participar da política de Aperibé!

    Negarei, com prazer.

  2. Acho que em Aperibé aconteceu um fenômeno semelhante ao de outras regiões: Garotinho foi bem votado no primeiro turno, mas, uma vez que ele não ganhou, o eleitor preferiu manter o governo atual do que se aventurar com o Crivela. Quer dizer, se não fosse o Garotinho, que se deixasse tudo como está.

    É um ponto de vista válido. Eu não havia pensado isso, mas tendo a concordar.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: