Assunto sério

Quem está acostumado a rir lendo o blog, hoje vai chorar.  Para mim, é só mais uma cotidiana constatação da completa falência do serviço público de transporte urbano rodoviário no Rio de Janeiro.

Vinha eu dirigindo o meu carro pela via principal quando lembrei que havia esquecido o papel mais importante do dia – o papel que me autorizava pegar a mercadoria na loja.  Não adiantava nada sair de casa sem aquilo, eu tinha que voltar para pegar.  Como não era possível fazer o retorno ali mesmo, tive que contornar o quarteirão à direita para poder retornar pela mesma via.

Virei a primeira à direita (Rua Abatira) e virei a segunda (Rua Agariba), paralela à principal.  Quando virasse a terceira (Rua Acaré), passaria pelo ponto final da linha 422 – vulgarmente conhecido como QuatroDoidão – que liga o Engenho Novo ao Cosme Velho, embora rotularmente seja chamada de Grajaú-Cosme Velho.  Só que não consegui virar a terceira à direita, pois havia um coletivo dessa linha parado no meio da rua.  Ninguém conseguia passar nem para um lado nem para o outro.  No sentido oposto, um pequeno caminhão esperava para passar.  Do lado de cá, atrás do ônibus, eu e mais um carro à minha frente também esperávamos.  Como a localidade não é das mais tranquilas e seguras, fiquei quieto ali observando a cena, à espera de uma definição do motorista.

Foi quando eu me liguei na situação.  Um sujeito com camisa do Flamengo, do lado de fora do coletivo, na ponta dos pés, alcançava com as mãos a janela do motorista.  Entregou-lhe algo parecido com uma embalagem plástica do tamanho de uma noz (ou um pouco maior, talvez) e uma pequena pedra do mesmo tamanho, pegou algumas notas e “destrepou” do ônibus.

O motorista, então seguiu seu caminho até o ponto final (dobrando na esquina à direita) e liberou a passagem.

2 Comments

Add yours →

  1. O que seria??? Cautela é melhor palavra no momento.

    Não faço a menor ideia…

  2. Esse 422 aí vai ficar mais doidão do que nunca!

    Realmente, esse vai justificar a fama.

Você quer comentar? Clique aqui!

