A última guerra do Prata – Ep.01

Algumas coisas no Brasil funcionam bem.  De verdade, sem ironia.  Funcionam bem mesmo.  Muito menos por uma adequada organização do que pela abnegação de pessoas que acreditam no que fazem e, independentemente de qualquer tipo de apoio, correm atrás de seus ideais.

Uma coisa que recentemente descobri que funciona muito bem no país é a TV Escola.  Não é um negócio extraordinário, não chega aos pés da BBC.  Para os padrões brasileiros, porém, é um negócio muito além do simples “ótimo”.  E descobri por acaso, após tomar furtivamente o controle remoto da televisão alheia e zapear canais nunca dantes navegados, até encontrar um negócio que me chamou a atenção.  Comecei a ver, me interessei, achei a origem, e me surpreendi.  A TV Escola, do MEC.

Despertou minha atenção a tônica do acervo e, principalmente, a qualidade dos documentários produzidos.  Fantástica em todos os quesitos: desde a adequada escolha dos temas até a excelente qualidade de imagem; dos ótimos textos à presença de fontes primárias de pesquisa; do timming perfeito da narrativa ao perfeito entrosamento com a trilha sonora.  Tudo é realmente excepcional.  Passei, então, a me dedicar a assistir a alguns de seus documentários e resolvi usar o mês de novembro para expor uma dessas séries – sobre a Guerra do Paraguai, cujo início completa 150 anos em 2014 – aqui no blog.

Assistam.  De verdade, assistam, com atenção.  Vale a pena investir um pouco menos de trinta minutos da sua vida nisso.  Você não vai se arrepender.

2 Comments

Add yours →

  1. Querido,

    Por favor, qual é o canal da TV Escola? Fiquei muuuuito interessada!

    Be, Tia Cirlei

    Na NET, é o Canal 15. A programação, durante a semana, até 18h é totalmente infantil. Depois das 18h é que fica bom. Aos sábados e domingos também é legal. Procure na grade um programa de uma hora chamado “Morte e Vida Severina Animado“. É espetacular!!!

  2. Boa noite! Obrigado pela força quanto ao documentário. Realizá-lo foi uma aventura épica. Merecia um filme só pra contar! Esse aí nas fotos do vídeo sou eu, Júlio. Mundo pequeno! Quando fizemos os filmes eu morava no Rio! Minha sogra mora aí no Cachambi! A TV escola é tudo isso aí que você falou! Recomendo os programas “Sala de Professor” e o “Matemática em toda parte”. Sucesso com seu blog! Nossa sociedade precisa de iniciativas assim! Abraço!

    Quanta coincidência!!!
    Eu já havia lido o livro do Doratiotto (Maldita Guerra) e achei o documentário por acaso enquanto zapeava pela televisão. Depois vi todos os episódios no site da TV Escola. Fiquei fascinado.
    Vou conferir suas dicas. Obrigado pela visita e volte sempre!

Você quer comentar? Clique aqui!

