O Cachambi responde – a volta dos que já foram

O blog é pura felicidade quando os leitores interagem.  A pergunta desta semana é incrível, pelo menos na minha opinião.  Me fez pensar um bom tempo antes de responder.

Timur Vermes escreveu um livro original: ele está de volta.
Nele, Hitler acorda em Berlim, em 2012. E o livro mostra ele, Hitler, se adaptando ao mundo atual, mantendo suas convicções e mostrando-as. Passa por comediante, na maior parte das vezes (estou na metade).
Qual outro personagem da história (nacional ou mundial) você faria acordar em 2014, porque e qual ‘o desfecho’ para a situação (talvez seja mais um texto que uma pergunta)?

Certa vez, numa redação que escrevi na quarta-série do primário, fiz esse exercício com Deodoro da Fonseca.  Na ocasião, celebravam-se 100 anos da Proclamação da República, pediram para fazer uma redação a esse respeito, e eu fiz com esse motivo.  Lógico que não foi tão elaborado quando esse livro deve ser, era apenas uma redação de um menino de dez anos de idade e parcos conhecimentos de história, política e vida.  Depois de muito pensar, acho que hoje eu sugeriria o retorno de figuras que não tiveram em vida ideia da repercussão que suas ações tomariam.  Gente que foi superestimada apenas após a morte, como Tiradentes, Feidípedes, Manfred von Richthofen ou Caramuru.  O mais interessante seria mostrar-lhes a forma com que se passou a retratá-los após a sua morte, tanto fisicamente (em quadros, gravuras e esculturas) quanto em relação às suas ações (tornaram-se mártires, mitos, lendas).

* Você tem uma dúvida, quer fazer uma pergunta? Mande-a clicando aqui, que O Cachambi responde. A pergunta a ser respondida semana que vem pode ser a sua.

Anúncios

3 Comments

Add yours →

  1. Mas Mandfred von Richtofen causou comoção não pela vida que teve, nem pela morte, a bem da verdade: foi quem o matou, da forma como foi e pelos motivos que teve que causou o rebuliço. Aquilo podia ter acontecido com qualquer um.

    Cara, o Mandfred era o ‘Barão Vermelho’, não o pai da Suzanne.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: