A caixa do correio

Aprecio certos ícones da cidade.

Esse ícone da foto abaixo não é só uma bela caixa de correio.  Ela é “A” caixa de correio.  É a Caixa de Correio situada em frente à sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro.  A Caixa-Mater, talvez.

Não quero crer que seja operacional, que funcione como verdadeira caixa coletora de correspondências destinadas à ECT.  Isso, certamente, nunca passou pela minha cabeça, nem nos meus mais infantis devaneios.  Uma certeza proporcional à certeza que eu tenho de que, se um dia chegar a uma agência dos Correios e quiser mandar uma carta para o Presidente dos Correios sem saber o seu endereço, não conseguirei postá-la e ela jamais chegará ao seu destino.

Semana passada passei por ali, como faço habitualmente quase todos os dias da semana.  Arrancaram a caixa de lá.  Sobraram só as bases, a um palmo do chão.  Não sei se vandalismo ou se por um motivo mais nobre, como o restauro da peça ou a substituição por uma nova, mais moderna.  Fato é que ela não está mais lá.  E, pelo estado das bases, a retirada não foi trabalho dos mais cuidadosos não.

Uma pena.

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. É triste, mas vivemos num país onde a história e os monumentos não são valorizados.

    Verdade.

  2. Não sei se chegava a ser a Caixa Mater, porque a sede original dos Correios não era ali. De qualquer forma, era uma peça muito bonita, que antes mesmo de sumir merecia estar em um lugar de maior destaque nesses tempos em que a correspondência por cartas está desaparecendo.

    Vai ver tentaram meter uma caixa de sedex lá dentro, não conseguiram, e resolveram tirar para abrir um rombo no lugar daquela entradinha minúscula de cartas.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: