Dicas para o Caminho

O Caminho não me parece ser só uma viagem.  Tangenciei o assunto semana passada, mas não entrei nele.  Agora é hora.  O Caminho é uma aventura.  Há pouco conforto, muitos riscos envolvidos (lesões, cansaço, perda da trilha…), todos eles gerenciáveis.  Por esse motivo, mais do que nas viagens comuns, a preparação para fazer o Caminho é parte fundamental para o sucesso da viagem.  Não consigo imaginar alguém acordar um dia e pensar: “vou fazer o Caminho de Santiago de Compostela!“, pegar a mochila e sair.  Principalmente eu, que sou obsessivo planejador.  As chances de dar algo errado são enormes.

Por isso, o vídeo de hoje é um vídeo preparativo.  Há inúmeros vídeos preparativos, com dicas e explicações sobre o que levar, como se preparar, etc.

One Comment

Add yours →

  1. Eu tenho um amigo que fez o Caminho. Ele se preparou bem, física e emocionalmente, já que fez sozinho. Posso colocá-lo em contato com ele, para que exercite seu lado jornalista. Ele achou uma experiência única, preciosa. Quatro dos detalhes que permanecem em minhas lembranças sobre tudo que me foi relatado: 1. Ele se preparou para caminhadas primeiro sem peso e depois levando uma mochila com um material simulando o que seria usado 2. Quando chegou, colocou no correio, com destino a um lugar em que ficaria ao final da jornada, os pertences que usaria pós-caminhada e retornaria ao Brasil 3. Acabada a jornada – acho que faz parte do ritual – ele queimou as roupas que usou durante a caminhada 4. Embora sabendo todas as paradas e a direção dos abrigos, a distância entre dois deles foi feita em tempo menor do que imaginara. Isso ainda nos primeiros dias. Sentindo-se disposto, resolveu caminhar até o segundo abrigo. A distância ficou bem maior do que ele supunha, precisou vencer dificuldades com que se deparou na estrada, chegou esfoliado ao próximo abrigo e teve que parar lá mais tempo do que o planejado, para se recompor.

    Boa dica essa do correio, mas como eu pretendo fazer o Caminho de carro, acho que não vou precisar implementá-la. Tampouco vou queimar minhas roupas. De resto, quanto mais dicas, melhor.

Você quer comentar? Clique aqui!

