Primeira etapa: de Saint Jean Pied de Port a Roncesvalles

Plano altimétrico da primeira etapa

A quantidade de dados disponíveis na web faz com que o Caminho de Santiago não seja mistério nem novidade para o Peregrino. Arrisco dizer que pelo menos 80% está documentado no Google Street View. Sem contar nas imagens de satélite e informações detalhadas de quem já fez o caminho ou se planeja para fazer. Nesse ponto, o site Caminho de Santiago de Compostela de Bike, apesar da simplicidade franciscana da programação visual, me parece ser o campeão. Informações simples, objetivas, diretas e precisas, como essa imagem aí de cima, do perfil altimétrico da primeira etapa.

É uma senhora subida para cruzar os Pirineus: 1.200m em 20km. Algo como subir a Serra de Teresópolis a pé – só que um pouquinho mais, porque o pico da Serra de Teresópolis está a cerca de 1.000m de altitude (partindo do princípio que o sopé da serra está no nível do mar, o que não é inteiramente verdade). E logo no primeiro dia!

Dizem que esse dia faz com que o Peregrino pense que o Caminho é como a vida: cheia de altos e baixos e, quando o caminho é difícil, melhor parar para descansar, recarregar as energias, e seguir em frente, enfrentando os desafios. Ou que o primeiro passo de uma longa caminhada é sempre o mais difícil. Depois dele, porém, tudo fica mais fácil.

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: