San Juan de Ortega

Tecnicamente, San Juan de Ortega não é sequer uma cidade.  É um lugarejo que, na Espanha, chamam de Junta Vincinal.  Esse título e a sua população (18 habitantes) dá ideia do tamanho do lugar, que se resume a um pouso para peregrinos, um lugar para comer e um monastério antigo abandonado desde a desamortização.

Reza a lenda que San Juán de Ortega esteve a ponto de sofrer um naufrágio quando peregrinava à Terra Santa.  Em meio à tormenta, rogou a San Nicolás de Bari pela sua vida, prometendo construir uma capela em sua homenagem se fosse salvo.  Construiu a capela e, em volta dela, ergueu-se o mosteiro.  Posteriormente, os restos mortais do santo repousaram ali.

Capitel da Anunciação
Capitel da Anunciação

Seria um outro mosteiro românico do caminho, com igreja, capelas, claustro e outras dependências típicas.  Mas existe uma coisa que o torna único: o Capitel da Anunciação.

Este capitel românico mostra a Anunciação do Arcanjo Gabriel ajoelhado diante de Maria, anunciando-lhe que ela vai ser mãe de Jesus. No segundo motivo do Capitel, a Visitação da Virgem a sua prima, Santa Isabel, pode-se ver como ambas se abraçam e como Isabel põe a mão no ventre de Maria. No centro do Capitel, o Nascimento, com a Virgem recostada e atendida por duas parteiras, acima da manjedoura onde se encontra o Menino Jesus. José está sentado, parecendo adormecido, com um anjo a lhe explicar em sonho o milagre da concepção e do nascimento. O capitel se completa com a Anunciação dos Anjos aos Pastores, pouco vistoso por causa de sua localização, embora de igual valor simbólico.

O que torna esse capitel especial é que duas vezes ao ano, nos equinócios, ao fim da tarde, com a igreja quase escura, um raio de sol ilumina esse capitel, começando pela Anunciação e terminando pelo Nascimento. O fenômeno ocorre em 21 de março alguns minutos antes das 18h e em 22 de setembro alguns minutos antes das 19h.

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: