Felícia e o tempo

A noção de tempo para uma criança é algo absolutamente caótico, quando não inexistente.  Vejo isso com Felícia a cada vez que ela me pergunta que dia é hoje – mesmo que a resposta, qualquer que seja, não vá fazer a menor diferença na vida dela.  É comum, após responder que hoje, por exemplo, é quarta-feira, ela bater o pé (literalmente) e insistir que não é, que é sábado.  O inverso também acontece, sem que ela dê o braço a torcer mesmo diante do argumento de que “se hoje é quarta-feira, então vamos para a escola“.

Não é raro ouvir dela a pergunta: “papai, está de dia ou está de noite?“.  Ela sabe que de noite é hora de dormir, de dia é hora de brincar.  “Olha para o céu.  Você está vendo o sol?“, bem nem sempre isso funciona, porque nem sempre o sol está tão visível no céu.  Ou pior: a lua às vezes aparece de dia no céu e às vezes não aparece de noite.

Outras coisas contribuem para toda essa confusão.  Como explicar para ela que a feira é só na sexta-feira, e não na segunda, na terça, na quarta…  Bem, ela já sabe que sexta-feira é dia de ganhar pipoca no caminho de volta para casa.  O problema é convencê-la de que nem todos os dias são sexta-feira.  E como também explicar que, numa época do ano, quando ela sai da escola, já é de noite e, em outra época, ainda é de dia?  Com bases tão flexíveis e imprecisas, fica difícil administrar a situação.

Mas por que mesmo eu ia dizendo tudo isso?  Já não lembro.  Melhor parar por aqui.

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. Engraçado ver como as crianças são todas iguais. JG fazia a mesma coisa até pouco tempo atrás, e agora o interesse dele é saber que horas são.

    Felícia vai chegar lá.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: