Flanelinha orgulhoso

Botafogo, sábado, aproximadamente 14h.  Sensação térmica por volta de 40 graus.  Procuro uma vaga para estacionar.

– Chefe, você pode parar ali atrás daquele carro amarelo ou lá na frente do último carro da fila.

Atrás do carro amarelo era nada mais nada menos que a saída de uma garagem.

– Vou parar aqui não, amigo.  Vou lá na frente.
– Mas por que?  Aqui tá tranquilo, hoje não sai carro daqui não.

Ok, era o prédio de Furnas, era a saída lateral que dá para a Mena Barreto, realmente a probabilidade de aquele portão ser usado numa tarde de sábado deve ser muito remota, mas portões de garagem devem ser respeitados a todo custo.  Ignorei a dica e fui lá na frente.  E a vaga lá era tranquila.  Estacionei sem dificuldades, tirei as crianças do carro e estendi-lhe uma nota de dois reais.

– Dá o bilhete aí.

Ele olhou para a minha cara e ficou calado.

– Dá o bilhete aí para eu colocar no painel.

Ele deu um risinho com o canto da boca:

– Tem bilhete não, meu amigo.  Aqui sou só eu.
– Então toma aí.

Ele ficou calado, nem se mexeu.  Ignorou-me solenemente.

– Pega aí, gente boa.  É para você.
– O que?  Dois reais?  E o que é que eu bebo por aqui com dois reais?  Nada!  Você vai querer mesmo que eu olhe o seu carro por dois reais?
– Gente fina, é pegar ou largar.  Se não quiser olhar, fica tranquilo que ele não vai embora sozinho.
– O que houve?  O senhor tá nervoso?  Fica frio, mermão…
– Tô tranquilão, rapá.  Faz o seguinte.  Se eu voltar e o meu carro estiver aqui a gente conversa de novo, ok?
– Beleza.

Fui até a placa conferir. O uso do talonário era obrigatório até 13h no sábado. Não haveria problemas em ficar sem o talão. Segui meu caminho.

Três horas depois, voltei, meu carro estava lá como deveria estar.  Já ele…

One Comment

Add yours →

  1. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém.

    Nem mesmo a um flanelinha.

Você quer comentar? Clique aqui!

