León

León é a terceira grande cidade do Caminho.  As duas anteriores foram Pamplona e Burgos.  A próxima será o destino final do percurso: Santiago.

A primeira coisa interessante a respeito de León é o seu nome, que não provém de “leão”, como se pode supor a princípio, mas de “legião” – unidade estacionária do exército romano.  Uma dessas unidades, a Legio VI Victrix, fez um acampamento ali, por volta de 29 a.C, acampamento esse que posteriormente foi ocupado pela Legio VII Germina, em 29 d.C.  Legio virou Legión, depois evoluiu para León.  O gentílico permaneceu “legionense“.

Há muito o que ver e fazer na cidade, cujo centro é razoavelmente compacto, como toda média cidade europeia.  É possível que um dia inteiro não seja suficiente para ver tudo, mas é praticamente certo que um dia inteiro permita ver tudo o que há de mais interessante.

E, dentre tudo o que León tem a oferecer, a Catedral de Santa María é, certamente, o mais-mais.  Por isso, o vídeo de hoje, é sobre ela.

A Catedral está consagrada a Santa María de Regla e é conhecida pelo apelido Pulchra Leonina, que significa “a Bela Leonesa“.  Trata-se de uma igreja gótica, que segue e aprimora o estilo arquitetônico criado no norte da França.  O resto o vídeo explica.

Além da Catedral, León também tem a Basílica de San Isidoro, de estilo românico, onde jazem os restos mortais de inúmeros reis do Reino de Leão.  A cripta que abriga esses túmulos é chamada de Capela Sistina Ibérica, por causa dos adornos pintados no teto e nas paredes.

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: