Puente e Hospital de Órbigo

O Rio Órbigo é um dos maiores rios que cortam o caminho.  No ponto onde eles se cruzam, duas cidades se formaram: primeiro Puente de Órbigo.  Do outro lado do rio, Hospital de Órbigo (ou é ao contrário?).  O pouso normalmente é feito após aponte, onde ficam os albergues.  Mas são duas cidades tão pequenas que eu acho que a ponte deve ser mais comprida que a distância radial de cada uma delas.

Fato é que existe uma ponte entre elas.  O leito do rio, enorme, reflete o que ele já foi um dia, antes da construção da represa de Barrios de Luna.  Por isso a ponte é tão comprida.  Construída no século XIII, ela tem formato irregular, com 19 arcos diferentes.  Ela também é conhecida como a Ponte del Paso Honroso.

O Paso Honroso foi um torneio realizado na ponte. A ação, ocorrida em 1434, foi idealizada pelo cavaleiro legionês Suero de Quiñones, autorizado pelo Rei Juan II de Castela. Todos os cavaleiros que desejassem passar pela ponte deveriam enfrenta-lo, sob pena de ter que atravessar o rio a pé e pagar uma quantia em sinal de covardia.

Suero de Quiñones estaria acompanhado de seus melhores amigos. Ele carregava ao redor do pescoço uma argola metálica com uma fita azul amarrada, como prova de amor à sua esposa, Doña Leonor de Tovar, e só poderia se livrar dessa obrigação caso vencesse todos os cavaleiros. Sua real intenção ao organizar o torneio era se livrar da argola.

O rei convidou os melhores cavaleiros do reino para o torneio, que começou em 10 de julho e só terminou em 9 de agosto – parando apenas em 25 de julho, dia de Santiago –, data em que Don Suero foi ferido. Todos os dias começavam com uma missa e terminavam com uma festa.

As crônicas da época narram que foram quebradas 300 lanças nas disputas, uma razão de três por cavaleiro. Ao que consta, houve apenas uma morte, de um cavaleiro catalão chamado Asbert de Claramunt, que recebeu um golpe de lança no olho e, por esse motivo, não foi permitido o seu sepultamento na igreja.

Quando o torneio terminou, Don Suero peregrinou a Santiago para cumprir a promessa. Ele depositou ali a argola metálica que simbolizava o amor por sua esposa e, reza a lenda, que nela estava escrito: “se não desejas corresponder, em verdade não há alegria para mim”.

Atualmente, a fita se encontra ao redor do pescoço de uma imagem de Santiago localizada na Catedral de Compostela, na Capela das Relíquias. A argola metálica, uma gargantilha de ouro, está no relicário do Apóstolo.

Este é considerado o episódio cavalheiresco mais notável da Idade Média na Espanha, tanto que é referido até mesmo por Don Quixote.

Na ponte, atualmente, se pode ver uma pedra com os nomes de todos os que duelaram ao lado de Don Suero no torneio.

Todos os anos, a cidade celebra a memória do fato no primeiro fim de semana de junho, com novos torneios. O ponto alto da festa é o Gran Torneo, realizado domingo à tarde, tal como na época.  O vídeo de hoje é justamente sobre o Gran Torneo.

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. Muito bacana seu post. Parece até que estive lá. Do outro lado do rio…

    Obrigado.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: