O primeiro dia do resto de nossas vidas

Sinceramente, eu não lembro do meu primeiro dia na escola.  Lembro de vários primeiros dias, mas do primeiríssimo dia, especificamente, não lembro.  Lembro que iniciei minha vida escolar numa pequena escola perto de casa, no Cachambi, no maternal.  A professora, se não me falha a memória, era a Tia Margareth – e, ao que consta, eu sequer sabia falar o nome dela corretamente.

Hoje foi o primeiro dia do Fergus.  Ele começou no Berçário II.  Ignorando as particularidades de cada escola na nomenclatura de suas classes pré-escolares, ele começa exatamente onde eu comecei 34 anos antes.

Não sei se a Tia Margareth ainda está viva.  Na verdade, essa dúvida só me surgiu agora, escrevendo este post.  Talvez esteja; ela parecia ser razoavelmente jovem quando eu fui seu aluno, mas a lembrança, depois de tanto tempo, é um pouco traiçoeira, e eu posso estar redondamente enganado nesse ponto.  Se eu estiver certo, ela hoje deve estar com seus 65 ou 70 anos de idade.

E, por causa do Fergus, eu lembrei dela.  Vendo a interação dele com sua primeira professora, eu voltei no tempo, aos meus tempos de pré-escola.  Lembrei da escola, da sala de aula, da tartaruga (um cágado, na verdade) que habitava um laguinho artificial da escola, das formaturas, da diretora, do parquinho, da sala da merenda…

E fiquei com vontade de dizer para o Fergus que esse negócio de ir para a escola não vai terminar tão cedo.  Talvez não termine nunca.  A escola vai mudar, as lições vão mudar.  Professores virão e irão de sua vida, e ele vai aprender (espero!) muitas coisas boas e algumas ruins também com cada um deles.

One Comment

Add yours →

  1. Minha lembrança mais remota da escola não é da primeira escola que eu frequentei, mas da segunda, acho que já no Jardim, mas não lembro se I ou II. O que eu achei engraçado é que a frase do título foi exatamente o que eu disse ainda no pátio da escola quando terminei o segundo grau.

    Acho que a tal frase é título de um filme…

Você quer comentar? Clique aqui!

