Trigésima etapa: de Palas de Rei a Arzúa

Perfil altimétrico da primeira parte da trigésima etapa
Perfil altimétrico da primeira parte da trigésima etapa
Segunda parte da trigésima etapa
Segunda parte da trigésima etapa

De acordo com o trajeto “oficial”, ou seja, aquele que está no verso da credencial do peregrino, Melide é uma das paradas do Caminho Francês de Santiago.  Melide fica no meio do caminho entre Palas de Rei e Arzúa.  Mas a ampla maioria das pessoas, pelo que pude perceber, segue direto até Arzúa, num percurso que chega a aproximadamente 29km, como a média dos percursos.

Melide não tem muita coisa para ver, só três igrejas e um pequeno museu local.  Dá para parar só para se alimentar e depois seguir direto.

Nessa região da Galícia, o percurso é bastante acidentado.  Subidas e descidas se alternam, com razoável inclinação.  E pouco dele é feito às margens de rodovia.

Mas o bacana do vídeo abaixo é que ele é brincadeira do início ao fim.  São três jovens, pelo sotaque imagino que sejam oriundos da América (possivelmente da Argentina).  Eles estão ali para fazerem o Caminho curto, aquele que começa em Sarria, tem pouco mais de 100km e dura apenas cinco etapas – o mínimo para se obter a indulgência.  Mas a parada é só farra, pelo visto.  A quantidade de palavrões que eles falam é indescritível.  E a chuva que eles pegam também.

Para quem, até aqui, só viu vídeos de percursos feitos com tempo bom, belas paisagens e vento a favor, este vídeo mostra que, para completar o Caminho, algumas dificuldades têm que ser superadas.  Não parecem ser caras muito frescos, a chuva deve ter sido muito sinistra mesmo.  Vale a pena ver do início ao fim, até porque eles são engraçados.

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: