Por um palmo

Fim da festa da democracia em todo Brasil, inclusive em Aperibé.  E, por aquelas bandas, o prefeito Flavio Diniz Berriel, alcunha Dezoito, foi eleito com apertada margem: 51,3% dos votos.  Isso significa dizer que 3.823 cidadãos aperibeenses depositaram nele a confiança para gerir a municipalidade pelos próximos quatro anos – 97 votos a mais que o mínimo necessário para se eleger, ou 194 votos a mais que Vandelar.

*****

Momento flashback: apesar da notícia do indeferimento de sua candidatura, em 28/09/2016, o Tribunal Regional Eleitoral deu provimento ao recurso do candidato, sob a alegação de que o DRAP da sua coligação já fora aceito em outra decisão judicial tomada dois dias antes.

*****

Seguindo a tendência verificada em todo o país, Aperibé teve o maior índice de abstenções de sua história.  Apenas 7.815, dos 8.999 eleitores, compareceram às seções eleitorais para votar (pouco menos de 87% dos eleitores).  Isso significa que Dezoito foi eleito por 42% do colégio eleitoral, ou 33% da população estimada do município.

Houve pouco menos de 5% de votos brancos ou nulos, o que demonstra um elevado interesse de quem votou na participação da vida política municipal.  No entanto, excetuando as eleições de 2008, na qual os votos direcionados a um dos candidatos foram computados como nulos por ele ter sido considerado inapto pela Justiça Eleitoral, esse foi o maior percentual de votos brancos e nulos da história do município.

*****

Nas eleições para vereador, algo raro aconteceu: os nove candidatos mais votados foram eleitos.  Nenhum deles, porém, atingiu o quoeficiente partidário que, nesta eleição, ficou em 830 votos.

O candidato mais votado foi Andrinho Lima, do PRTB, com 553 votos (o único vereador eleito que não faz parte da coligação do prefeito eleito).  O candidato eleito menos votado foi Virley Figueira, do PP, com 351 votos (o único vereador eleito do partido do prefeito eleito).

Cinco atuais vereadores foram reeleitos:

  • Alexandre Sardinha, do SD, recebeu 487 votos.  Em 2012 ele concorrera pelo PPS e recebera 741 votos (o mais votado naquela eleição).  Vai para o seu segundo mandato.
  • Pedro Paulo, do PR, recebeu 463 votos.  Em 2012 ele concorrera também pelo PR e recebera 609 votos.  Vai para o seu sétimo mandato, sendo o único cidadão a ter mandato em todas as legislaturas da história do município.
  • João da Máquina, do PMDB, recebeu 372 votos.  Em 2012 ele concorrera pelo PRB e recebera 318 votos.  Vai para o seu segundo mandato.
  • Genilson Faria, do PDT, recebeu 358 votos.  Em 2012 ele concorrera também pelo PDT e recebera 195 votos (o vereador eleito com menor votação nominal naquela eleição).  Vai para o seu terceiro mandato.
  • Virley Figueira, do PP, recebeu 351 votos.  Em 2012 ele concorrera pelo PT do B e recebera exatos 400 votos.  Vai para o seu terceiro mandato.

No total, 18 candidatos receberam mais de 200 votos nominais.  A candidata menos votada foi Marina Fernandes, do PMDB, que só recebeu um voto – possivelmente, dela própria.

*****

Cinco candidatos tiveram problemas em suas candidaturas e não tiveram votos computados: Júlio Mala, do PP; Nicanor ao seu Dispor, também do PP; Souza Neto, do SD; Mirinho Coveiro, do PDT e Vanessa Peres, do PP.

Anúncios

One Comment

Add yours →

  1. O paradoxo do comparecimento em massa e pouca votação (uma espécie de “abstenção disfarçada”) é reflexo direto da obrigatoriedade do voto. Espero que esses números chamem a atenção.

    Acho que se não fosse obrigatório, a abstenção superaria o número de votos válidos. Sou muito a favor do voto obrigatório e, aliás, acho que as sanções para quem não vota são muito tímidas.

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: