Catavento Cultural

Em fevereiro de 2015 eu estive em São Paulo com as crianças e fui visitar o Catavento Cultural.  Semana passada voltei lá, também com os pequenos, e não pude deixar de refazer a visita.  Não pude evitar porque o lugar é incrivelmente sensacional, uma visita realmente imperdível – pouco importa a sua idade.

Lembra daquelas aulas de física da escola?  Lembra das aulas de biologia?  E das aulas de geografia?  Pois bem, o Catavento Cultural pretende mostrar, para crianças, de maneira interativa (portanto, interessante), tudo aquilo, na prática.  Com equipamentos robustos e claros, é possível fazer e acontecer em várias disciplinas, como a ótica, a botânica, a geologia…  Infinitas possibilidades.  Até história!, já que o museu está situado em um prédio centenário – o Palácio das Indústrias – que já serviu tanto como prisão como sede da Prefeitura do Município (infelizmente, não ao mesmo tempo).

Felícia se apegou no audiovisual dos cantos dos pássaros brasileiros.  Adorou também a fábrica de odores, que mostra como perfumes são feitos e permite sentir alguns dos odores básicos dessa indústria.  Fergus curtiu a área de ilusões de ótica (e também correr desembestado pelos corredores).

Tanto que uma das atrações do edifício é uma visita guiada – que, pela segunda vez, eu não consegui fazer – pela história do prédio e de São Paulo.  Há outros programas interativos, como vídeos, filmes, oficinas e sei lá mais o que.  É tanta coisa que não dá para esgotar em um dia apenas.

Próximo ao Mercado Municipal, com estacionamento farto e barato (algo raro em São Paulo), o Catavento Cultural é daquelas coisas públicas que existem no Brasil (só poderia ser em São Paulo mesmo!) que ninguém acredita até ver.  Infelizmente, uma parte considerável – a do Engenho, onde estão as principais experiências de Física – estava fechada para obras, que durarão até o fim deste ano.

Pouco importa: tantas vezes eu for a São Paulo com as crianças, tantas vezes visitaremos o Catavento Cultural.  E, cada vez que alguém me pergunta sobre o que fazer em São Paulo com crianças, eu repito: jamais perca a oportunidade de levar uma criança ao Catavento Cultural.  Qualquer que seja a idade da criança, 3 ou 30 anos.

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: