Novo na linha

Eu moro muito perto de dois pontos finais de ônibus que servem para os meus deslocamentos diários.  O itinerário deles é totalmente distinto, mas ambos se prestam a me levar ao trabalho e a me trazer de volta para casa.  Um é usualmente mais rápido que o outro, porque o trajeto total da linha é mais longo e prioriza vias mais diretas.  Tenho preferido ultimamente pegar este, ao invés daquele, por ser mais rápido e porque às vezes dou a sorte de pegar um ônibus com ar condicionado.  Nesse verão do Rio de Janeiro, isso faz toda a diferença.

A outra linha já foi a menina dos olhos do Rio de Janeiro.  Era inteiramente composta por ônibus 0km, muito confortáveis e com ar condicionado tinindo.  Havia vários ônibus em circulação mas, de uns tempos para cá, sem nenhuma explicação ao público, tudo mudou.  Há apenas cinco carros na linha, normalmente, todos velhos e nenhum deles com ar condicionado.

Hoje, não sei por que cargas d’água, um daqueles antigos novos ônibus de ar condicionado perfeito estava de volta na linha, saindo do ponto final.  Não titubeei e mergulhei nele.  O motorista fez a gentileza de dar uma paradinha e me esperar.  Quando entrei, percebi que ele estava informando os demais passageiros que era novo na linha, não sabia o itinerário, e que pediria ajuda eventualmente para acertar o caminho.  Quem mora no Rio de Janeiro e anda de ônibus sabe que não há nenhuma novidade em situações assim.

Passei da roleta e olhei para o restante do ônibus.  Havia cinco pessoas sentadas lá no fundo e apenas uma garota no primeiro banco, próximo ao motorista.  Olhei para ela, ela olhou para mim.  A cara dela era notoriamente assustada.  Eu falei para ela:

– Está todo mundo aqui confiando em você para ajudar o motorista a levar a gente para o trabalho sem errar o caminho, tá?

E fui sentar também lá atrás.

Você quer comentar? Clique aqui!

