Mil setecentos e cinquenta e cinco

Se, para você, esse número não significa absolutamente nada, é porque você não é português nem nunca se interessou por ir a Portugal.  Ficou curioso?  Então continue a ler este post.

*****

Há eventos que dividem a vida.  A história do mundo ocidental é dividida em antes e depois de Cristo.  A história do Flamengo é dividida em antes e depois de Zico.  A história da França é dividida em antes e depois da Revolução Francesa.  A história de São Paulo (o santo, não a cidade) é dividida em antes e depois da sua famosa queda do cavalo.  A história de Lisboa, e de Portugal, é dividida em antes e depois do feriado de Todos os Santos de 1755.

*****

*****

Tudo em Lisboa faz referência ao fatídico evento.  Se um prédio ou monumento é anterior à tragédia, o fato de ele ter sobrevivido é sublinhado.  Se é posterior, a história da área e a sua relação com a tragédia é sublinhada.  Nada passa incólume ao terremoto.  Aliás, nada passou incólume.  E, a propósito, lá eles chamam “sismo” ou “terramoto”.

Eu poderia escrever linhas e mais linhas sobre o terramoto de 1755 em Lisboa.  Há realmente muitas coisas interessantes a seu respeito: o tsunami e o incêndio que o seguiram, a repercussão da tragédia no jeito de viver lisboeta, a reconstrução de Lisboa, o julgamento dos Távora, a expulsão dos jesuítas de Portugal, e muito mais.  Desnecessário, porque o vídeo abaixo é o mais espetacular sobre o assunto.  Aliás, é louvável o trabalho que a RTP (a televisão estatal portuguesa) faz no desenvolvimento de programas como esse.

 *****

O mais impressionante disso tudo é que existe uma estatística de recorrência de terremotos de grandes proporções na região de Lisboa em períodos de aproximadamente 200-250 anos.  Há registro de que um grande terramoto tenha ocorrido no século XIV, outro em 1531, este de 1755 e um outro em 1969…

Terá sido esse de 1969 a recorrência esperada?  Ou há algo mais para vir a qualquer momento?

Anúncios

Você quer comentar? Clique aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: