O Cachambi responde – Santiago de Compostela no inverno

Estamos de volta com esta coluna do blog, tão querida por mim e tão pouco utilizada pelos leitores.  Pingou uma pergunta esta semana, então vamos à resposta.

Prazer enorme conhecer teu blog e as dicas (personalíssimas) de viagem. Gosto do texto, da ironia, do bom humor. Tem gente que leva viagem a sério demais!

Bem, li que você tem sofrido de torcicolo e dor de cabeça. Tome remédio não! Procure um massagista. Foi isso que eu fiz e acabei com minhas crises de enxaqueca. O torcicolo pode ser resultado de tensão na região do pescoço e nuca.

Quero visitar Santiago de Compostela a partir do Porto no inverno. Vale a pena? Como ir de trem e/ou ônibus?

As dores de cabeça e na nuca já passaram.  Preste atenção à data em que os posts foram escritos para se situar no tempo.  Tenho uma questão física crônica, já diagnosticada, que propicia essas crises.  Já fiz tratamento fisioterápico e elas melhoraram bastante, embora às vezes tornem a aparecer.  Está tudo sob controle, não se preocupe.

Sobre a sua viagem a Santiago de Compostela no inverno, tenho a dizer o seguinte: o motorista do táxi que eu peguei para subir da Praça do Obradoiro até o Monte do Gozo respondeu algumas perguntas que eu fiz, algumas delas especialmente voltadas para as condições da cidade no inverno.  Ele disse que é razoavelmente raro nevar em Santiago de Compostela, devido à proximidade com o litoral (não entendo direito do assunto, mas parece que a umidade é inimiga da neve e, talvez, essa seja a mesma razão pela qual é tão raro nevar em Buenos Aires, por exemplo).  Ele falou que a última vez que nevou na cidade já havia alguns anos e que não foi muita quantidade, apenas uns 30cm (para mim, isso parece ser uma quantidade gigantesca de neve mas, para ele, parecia ser quase a mesma coisa que o frio de uma noite de verão).  Outra informação que talvez seja importante para a sua programação é que, no solstício de inverno, o sol nasce por volta de 9h05 e se põe por volta das 18h (confira exatamente os horários aqui).

* Você tem uma dúvida, quer fazer uma pergunta? Mande-a clicando aqui, que O Cachambi responde. A pergunta a ser respondida semana que vem pode ser a sua.

2 Comments

Add yours →

  1. Bom dia!

    Bom saber que suas dores foram amenizadas. O frio em Santiago de Compostela deve chegar perto do frio que estamos acostumados aqui no Sul. Moro em Tubarão, sul de Santa Catarina, e hoje de manhã a temperatura era de 3 graus. Eu queria mesmo é ir a pé de Valença a Santiago, mas no inverno muitos albergues fecham e a chance de chuva é grande. Abraços!

    Realmente, não deve ser muito diferente do sul do país nos dias mais rigorosos de inverno. Já vi relatos de pessoas que fizeram o Caminho no inverno, mas eu não recomendaria a aventura.

Você quer comentar? Clique aqui!

