No Detran-RJ, novamente

Depender do Detran-RJ é realmente uma beleza!  Certeza de um atendimento ímpar, mesmo porque, em nenhum outro lugar do Brasil, você vai encontrar as coisas (leia-se: as atrocidades) que você encontrará lá.

Hoje fui à sede do Detran-RJ, na Av. Presidente Vargas, para tirar a Permissão Internacional para Dirigir (preparação para as férias!).  Documento de arrecadação pago, habilitação em mãos, peguei a senha e, vinte e cinco minutos depois da hora que eu cheguei (vinte minutos depois do horário agendado), fui chamado ao balcão de atendimento.

– Qual é o serviço?

– Permissão Internacional para Dirigir.

Apresentei todos os papéis necessários e a carteira de habilitação.  A atendente pegou tudo e começou a olhar.  Parêntese na história: por que todo funcionário público, ao examinar documentos, faz cara de autoridade desconfiada?  Ela fez essa cara, enquanto examinava os documentos, um a um.

– O senhor nasceu onde?

– Aqui!

– Aqui onde?

Deu vontade de responder “no Detran-RJ”, mas eu me segurei e respondi o que eu achava que ela queria ouvir:

– Rio de Janeiro.

Ela seguiu calada, inserindo dados no computador.  Até que…

– CPF.

Apontei para a habilitação.  Ela entendeu e seguiu.  Até que…

– Identidade.

Apontei novamente para a habilitação.  Ela respondeu:

– Senhor, a habilitação não serve como identidade.

– Como não?  Aqui está escrito: válido em todo território nacional.  Até onde eu me lembro, eu estou no Brasil, no território nacional.  Então essa carteira de habilitação, que vocês emitiram, vale aqui também.

– Não senhor.  Para serviços de habilitação, é necessário sempre apresentar outra identidade, que não tenha sido emitida pelo Detran-RJ.

– Peraí: você quer dizer que a habilitação vale em todo território nacional, para todas as repartições públicas do Brasil, menos no Detran-RJ, que emitiu o documento?  É isso?

– Exatamente, senhor.

Puxei outra identidade da carteira e apresentei.  Não tinha mais discussão.

9 Comments

  1. Além do mais, para o DETRAN emitir a CNH, você já teve que apresentar o RG original em outra ocasião.
    Outra coisa que me irrita: está escrito “CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO”.
    Mas, se você precisar renová-la em outra cidade – mesmo dentro do estado em que você reside – a burocracia é enorme. Argumentei: quer dizer que, se eu me mudar para a Amazônia, é mais fácil (mas não mais barato) voltar para a cidade onde tirei a CNH do que fazer a alteração? Resposta: Sim, senhora.
    Então, poderíamos concluir que, num país tão rígido assim, deve ser praticamente impossível ter documentos falsos ou haver corrupção…

    Como é que é? Se você estiver em outra cidade que não é a sua a renovação é mais difícil? Se o cara do Detran me diz isso, eu peço para ele refazer a pergunta e respondo que moro na cidade que ele quiser – no caso, a que for mais fácil renovar.

  2. Pior é que o Detran é órgão oficial de identificação civil no Rio…

    Isso é porque você não conhecia o Detran no início dos anos 90, quando eu tirei a minha habilitação – você ia achar o atendimento de hoje um primor de eficiência!

    Anos 90? Pegou pesado…
    Mas a minha primeira habilitação eu tirei em 1997, ainda nos anos 90… Acho que estamos no mesmo barco.

    1. Não, cara. Estou falando de 1993. Dei entrada no processo em novembro daquele ano e só recebi minha CNH em maio de 94 (ainda era o modelo sem foto), e só porque eu conhecia um cara lá dentro que me deu uma força. Naquele tempo, se bobeasse, você esperava por 2 anos pela CNH. Em 1997 a situação era muito mais civilizada!

      Você teve CNH sem foto???!!! Você é jurássico!

  3. Quando fui renovar minha habilitação essa semana no DETRAN da Haddock Lobo, também me pediram identidade e a CNH não servia. Tive que mostrar a IFP, que tirei quando tinha 12 anos.

    Não falta muito pra burocracia ser engolida por ela mesma.

    Eu até entendo que eles peçam outra identidade na hora de renovar a carteira que passou do prazo de validade (não sei se era o seu caso). Se acabou a validade, ela não é mais válida no território nacional (que inclui o local onde está o Detran). Mas a minha está na validade, eu só estava estendendo a sua abrangência territorial ao mundo todo! Ela deveria servir.

    1. É verdade! A minha tinha perdido a validade. A sua não! Porém, ainda acredito que a validade da CNH está vinculada somente à necessidade de comprovar que continuo com capacidade de conduzir. Ela está vencida, mas continua comprovando que eu sou eu rs. O término do prazo só diz que chegou a hora de refazer os exames médicos.

      O importante é que amanhã eu pego a minha nova, com mais 5 anos de validade pela frente.

      Eu acho que documento vencido é documento vencido. Só serve para história. Sou um pouco mais rígido que você nessa interpretação.

  4. Gente, que coisa incrível, em termos de burocracia é tudo igual nesse país. Aqui em BH é a mesma coisa, super complicado resolver as coisas…

    É tudo Brasil…

  5. Bem, o que eu faria?!
    Minha ID é emitida pelo DETRAN-RJ…..

    hahahaha

    Eu não havia pensado nisso… É verdade.
    Mas acho que a minha é da época do IFP.

Você quer comentar? Clique aqui!